abc+

CHEIA PREOCUPA

CICLONE: Rio dos Sinos transborda, começa a invadir bairro e tira famílias de casa em Sapiranga

Defesa Civil do município fez remoção preventiva de moradores do Porto Palmeira: "Já podemos dar como certa a inundação total"

ico_abcmais_azul
Publicado em: 27/09/2023 às 15h:02 Última atualização: 17/10/2023 às 22h:42
Publicidade

Na manhã desta quarta-feira (27), moradores do Porto Palmeira, em Sapiranga, acompanhavam a evolução do nível do Rio dos Sinos, que transbordou na altura da Rua Presidente Kennedy. Apreensivo, o oleiro Silvério Benckenstein, de 49 anos, observava o nível da água subir rapidamente. Pela experiência de quem vive na localidade desde que nasceu, ele arrisca que o bairro deve voltar a ficar inundado como há duas semanas.

Com água na altura da canela, Silvério Benckenstein (à frente) e vizinho acompanham nível do Sinos  | Jornal NH



Com água na altura da canela, Silvério Benckenstein (à frente) e vizinho acompanham nível do Sinos

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Como medida preventiva, a Defesa Civil já removeu 16 pessoas de casa. As duas famílias foram levadas para um alojamento montado pela prefeitura no ginásio da Escola Dr. Décio Gomes Pereira, no bairro São Luiz.

Nas últimas 72 horas, choveu 184 mm em Sapiranga, conforme a Defesa Civil. “Já podemos dar como certa a inundação total do Porto Palmeira, pois o nível do rio está em elevação, e a água está represada no Sinos devido à cheia histórica do Guaíba“, alerta o coordenador do órgão na cidade, Sírio Baum. Para evitar outros transtornos, a orientação é que os moradores  dessa localidade saiam de casa imediatamente.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade