CHUVARADA
CICLONE: Prefeituras monitoram nível do Rio Caí; Estado emitiu alerta de inundações para a região
Em Montenegro e São Sebastião do Caí, nível não parou de subir desde o início da manhã; confira a situação
Última atualização: 17/10/2023 22:32
Prefeituras do Vale do Caí estão em estado de alerta para inundações e danos materiais entre esta terça (26) e quarta-feira, devido à formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Municípios da região foram notificados pela Defesa Civil estadual para que ativassem seus planos de contingência.
Desde as primeiras horas da manhã, o nível do Rio Caí está em elevação. Em Montenegro, entre as 6h30 e as 10h30, a água subiu de 5,47m para 5,54m, sendo 2cm na última hora. A cota de inundação é 6m. "Vai encher com certeza", antecipa o coordenador da Defesa Civil municipal, Clóvis Eduardo Pereira, que acompanha a situação.
Já em São Sebastião do Caí, o nível passou de 7,91m para 8,13m em cinco horas, avançando com rapidez, sendo 11cm somente na última hora. Na cidade, a cota de inundação é de 10,50m. A Defesa Civil da cidade monitora.
- O que esperar dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul nesta terça-feira
- "Nunca passamos por algo parecido ", diz prefeito de Canoas sobre temporais com queda de granizo
A MetSul Meteorologia reforçou nesta manhã o alerta para tempestades na área de Porto Alegre e região metropolitana. Os volumes mais altos de chuva vão se concentrar no Centro do Estado (Santa Maria), vales, Grande Porto Alegre, Litoral Norte e Serra.
Prevenção
Ainda na segunda-feira, o prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio Campani, assegurou que a cidade está pronta para enfrentar a situação, com caminhões preparados para recolher famílias ribeirinhas. Se houver necessidade, as pessoas serão levadas para abrigos em ginásios equipados com roupas, cobertores e alimentos.
Coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Pereira também ressaltou que o município trabalha com prevenção desde que foi notificado pelo Estado. "Tomamos as medidas de precaução. Nosso plano de contingência abrange a montagem do abrigo, equipes de ações rápidas para dar a melhor resposta junto à comunidade."
Lista de cidades notificadas pela Defesa Civil do RS:
No Vale do Caí, estão em alerta para danos e inundações as cidades de Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Harmonia, Feliz, São José do Hortêncio e Vale Real.
Já no Vale do Taquari, os municípios notificados foram São Valentim do Sul, Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Colinas, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Taquari.
(*) Colaborou Dario Gonçalves