abc+

EFEITOS DO EL NIÑO

CICLONE: Prefeito de Porto Alegre anuncia fechamento das comportas da Avenida Mauá para evitar alagamentos

Guaíba está a menos de 30 centímetros da chamada cota de inundação no Centro Histórico

Jornal VS
Publicado em: 25/09/2023 às 12h:38 Última atualização: 25/09/2023 às 12h:42
Publicidade

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou no início da tarde desta segunda-feira (25) que determinou o fechamento gradativo das comportas da Avenida Mauá para evitar qualquer possibilidade de alagamento na região do Centro Histórico da capital. O trabalho começa ainda na tarde desta segunda.

SETEMBRO VAI TERMINAR COMO O MÊS MAIS CHUVOSO DE PORTO ALEGRE EM MAIS DE UM SÉCULO

Comporta junto ao Tribunal de Contas será fechada nesta segunda | Jornal NH



Comporta junto ao Tribunal de Contas será fechada nesta segunda

Foto: Pedro Piegas/PMPA

Segundo Melo, o fechamento das comportas – também conhecidas como portões do muro da Mauá – tem caráter preventivo. “A medida leva em conta a previsão de mais chuva, além do vento sul represando a água do Guaíba”, informou o prefeito. Mais cedo, a Defesa Civil da capital disse que são esperados mais 100 milímetros de chuva para os próximos dias.

A operação de fechamento das comportas envolve equipes da Defesa Civil, do Dmae e demais secretarias municipais. Máquinas são necessárias para movimentar as estruturas. Uma já está fechada de forma definitiva e, das oito restantes, ao menos duas devem ser fechadas nesta segunda-feira.

Segundo o prefeito, a operação começará pelas comportas localizadas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) – portão 3 – e junto à Avenida Sepúlveda – portão 4. “Vamos deixar o Cais Embarcadero para o final”, anunciou Sebastião Melo.

O nível do Guaíba continua subindo desde o fim de semana. Na manhã desta segunda-feira estava em 2,73 metros no Cais Mauá. A cota para fechamento dos portões é de 2,80 metros e, de enchente junto ao cais, é de 3 metros. Em outros pontos da capital, como na Zona Sul, o rio já transbordou. Na região das ilhas, o nível está 20 centímetros acima da cota de enchente, que é de 2,20 metros.

A última vez que os portões do muro da Mauá foram fechados foi em 2015, quando o Estado também estava sob influência do fenômeno El Niño. A marca atual é a terceira maior do Guaíba desde a enchente histórica de 1941. Naquele ano o Guaíba chegou a 4,76 metros, em 1967 a 3,13 metros e, em 2015, a 2,97 metros.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade