MEDIDA PREVENTIVA
CICLONE: Porto Alegre fecha comportas da Avenida Mauá para conter avanço do Guaíba e evitar alagamento
Dos 14 portões, oito serão fechados; outros seis que já são fechados permanentemente serão reforçados com dois mil sacos de areia
Última atualização: 26/09/2023 11:58
ATUALIZAÇÃO SOBRE O CICLONE NO RS:
- Cidades da região estão no top 5 com os maiores acumulados em 72 horas; veja lista
- Arroio transborda e causa transtornos em Igrejinha após horas de chuva intensa
- Prefeituras monitoram nível do Rio Caí; Estado emitiu alerta de inundações para a região
- Chuva forte gera acúmulo de água na Rua Rincão; veja vídeo
Após determinação do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), três portões do sistema de comportas da Avenida Mauá para contenção das águas do Guaíba foram fechados na tarde desta segunda-feira (25). A medida é para evitar a possibilidade de alagamento na região do Centro Histórico da capital.
A operação de fechamento das comportas envolve equipes da Defesa Civil, do Dmae e demais secretarias municipais. Dos 14 portões, oito serão fechados. Outros seis que já são fechados permanentemente serão reforçados com dois mil sacos de areia.
O nível do Guaíba continua subindo desde o fim de semana. Na manhã desta segunda-feira estava em 2,73 metros no Cais Mauá. Já na parte da tarde, conforme a Metsul Meteorologia, o nível da água era de 2,74 metros, apenas 26 cm abaixo da cota de transbordamento no Centro.
A cota para fechamento dos portões é de 2,80 metros e, de enchente junto ao cais, é de 3 metros. Em outros pontos da capital, como na Zona Sul, o rio já transbordou. Na região das ilhas, o nível está 20 centímetros acima da cota de enchente, que é de 2,20 metros.
A última vez que os portões do muro da Mauá foram fechados foi em 2015, quando o Estado também estava sob influência do fenômeno El Niño. A marca atual é a terceira maior do Guaíba desde a enchente histórica de 1941. Naquele ano o Guaíba chegou a 4,76 metros, em 1967 a 3,13 metros e, em 2015, a 2,97 metros.