CHUVA
CICLONE: Nível do Guaíba atinge a maior marca desde a enchente histórica de 1941 em Porto Alegre
Conforme dados obtidos via satélite pela Sala de Situação, no fim da manhã desta quarta-feira (27), o lago atingia a marca de 3,17 metros
Última atualização: 04/12/2023 14:29
O Lago Guaíba atingiu o seu maior nível desde a enchente histórica de 1941 em Porto Alegre, quando a marca foi de 4,76 metros. Conforme dados obtidos via satélite pela Sala de Situação, às 11h30 desta quarta-feira (27), a marca já atingia 3,17 metros. Antes, a maior marca foi registrada em 1967, com 3,13 metros.
A cota de inundação é lago é de 3 metros, mas a cota de alerta é de 2,50 metros. Todas as comportas do Cais Mauá foram fechadas para conter o avanço da água para o centro de Porto Alegre. Mas pontos como a Orla do Guaíba, onde um corpo foi encontrado nesta manhã, e o CT Parque Gigante, do Inter, foram invadidos pela água.
Desde a terça-feira (27), a Defesa Civil da capital e equipes da prefeitura orientam famílias a deixarem as suas casas em regiões de risco. De acordo com a MetSul Meteorologia, o vento sul causado pela formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha agrava a situação da cheia.
“Todos os esforços desde a madrugada concentrados em resgatar famílias na região das Ilhas, no trabalho unido da Defesa Civil, Bombeiros e Brigada Militar. Nosso apelo aos moradores locais é para que aceitem o acolhimento. A prioridade máxima é preservar vidas”, escreveu o prefeito Sebastião Melo, em uma rede social.