VENTO SUL

CICLONE: Mudança drástica no tempo é causada pelo fenômeno no RS; veja como fica

Ciclone na costa da Argentina impulsiona vento Sul ao Estado; saiba o que diz a MetSul

Publicado em: 30/09/2023 13:37
Última atualização: 04/12/2023 14:01

Um ciclone na costa da Argentina impulsiona ar frio ao Rio Grande do Sul neste final de semana. O fênomeno poderá causar geada entre o domingo e a segunda-feira (2) em algumas áreas do território gaúcho.

A MetSul explica que ar frio terá maior influência na zona Sul do Estado e que, o ciclone "está longe de ser intenso".


Ciclone extratropical na costa de Buenos Aires na manhã deste sábado Foto: NOAA/MetSul/Reprodução

A maior probabilidade de geada será nas cidades da Serra do Sudeste, como Pinheiro Machado e Pedras Altas, assim como municípios da fronteira com o Uruguai e da Campanha.

As mínimas neste domingo e na segunda vão ficar entre 3ºC e 5ºC em várias localidades da fronteira com o Uruguai, Campanha e o Sul gaúcho.

Como fica o tempo na terça-feira

Na terça-feira, estas áreas ainda devem ter frio com marcas ao redor de 5ºC. Ar seco e tempo mais aberto contribuirão para a queda maior da temperatura no Sul gaúcho.

Na região mais fria do estado, os Campos de Cima da Serra, a influência do ar frio será muito menor. Além de maior nebulosidade, a atmosfera deve se resfriar menos que no Sul, que estará mais próximo do pequeno bolsão de ar gelado.

Região metropolitana

Na região metropolitana, as madrugadas de segunda e terça devem ser frias para outubro. Porto Alegre deve ter mínimas ao redor de 8ºC a 10ºC na estação do Jardim Botânico, mas que pode cair a 6ºC ou 7ºC no Sul da cidades. Áreas da Grande Porto Alegre podem ter de 5ºC a 7ºC nas duas madrugadas.

Vento pode elevar o Guaíba

O ingresso da massa de ar frio que faz o vento virar para o quadrante Sul no Norte da Lagoa dos Patos, gerando represamento.

"Enfatizamos que não se projeta, porém, que o Guaíba atinja cotas tão extremas como as do meio da semana, quando chegou a 3,18 metros no maior nível desde 1941", diz a empresa de meteorologia.

Durante a manhã deste sábado, conforme medições feitas na orla de Porto Alegre, o Guaíba havia subido 8 centímetros em relação à noite de ontem e voltava a superar a cota de 2,70 metros no Cais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas