PREVISÃO DO TEMPO
CICLONE: Inmet emite alerta para tempestade com rajadas de vento de até 100km/h no RS
Além disso, gaúchos devem enfrentar queda de granizo e há risco de queda de árvores e alagamentos. Veja áreas afetadas
Última atualização: 22/08/2023 08:42
O ciclone extratropical que se forma na costa da Argentina deve impactar o tempo no Rio Grande do Sul nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestade entre a noite desta quinta-feira (17) e a manhã de sexta (18).
- CICLONE: Entenda como se forma e os diferentes tipos de ciclone; RS sentirá os efeitos de mais um a partir desta sexta
- CICLONE: Saiba o que esperar do tempo no RS com a formação do fenômeno na costa da Argentina
As áreas que devem ser impactadas são sudoeste, sudeste, metropolitana de Porto Alegre, noroeste, centro ocidental e centro oriental do Estado.
A chuva deve trazer entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Nas próximas horas, os gaúchos devem enfrentar ainda ventos intensos, que devem ficar entre os 60 e 100 km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, os moradores também devem desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.