PREVISÃO DO TEMPO
CICLONE: Fenômeno se forma na costa do RS nesta quarta-feira; saiba quando o sol voltará a prevalecer no Estado
Dia será de ventos fortes, com rajadas variando entre 60 km/h e 80 km/h, e, em alguns pontos, alcançando velocidades ainda maiores
Última atualização: 27/09/2023 07:44
Setembro bateu recordes de volume de chuva, trazendo muitos estragos e causando dezenas de mortes no Rio Grande do Sul. Ciclones têm se formado próximo ou sobre o Estado, influenciado por um El Niño em intensificação, resultando em chuvas mais frequentes e volumosas.
Consequentemente, os períodos de tempo estável e ensolarado entre os episódios de chuva tendem a ser mais curtos, muitas vezes não ultrapassando dois ou três dias, como observado ao longo deste mês.
Contudo, de acordo com a MetSul Meteorologia, um persistente centro de baixa pressão está prestes a dar origem a um ciclone na costa nesta quarta-feira (27). Essa transformação trará consigo ventos fortes, com rajadas variando entre 60 km/h e 80 km/h, e, em alguns pontos, alcançando velocidades ainda maiores, especialmente nas regiões litorâneas e Campos de Cima da Serra, com risco de quedas de árvores e cortes de energia.
Uma ligeira melhora nas condições climáticas deve ocorrer com a migração do ciclone mar adentro. Ainda persistirão chuvas menos expressivas, principalmente nas regiões Norte e Leste do RS.
À medida que a frente fria avançar por Santa Catarina e Paraná, o tempo começará a se estabilizar no Rio Grande do Sul. Espera-se a chegada de ar mais frio e de alta pressão, que gradualmente restabelecerá um clima mais ameno.
O sol começará a aparecer em diferentes pontos, embora em algumas áreas a nebulosidade persista, alternando entre sol, nuvens e chuvas, acompanhadas de rajadas de vento do quadrante Sul, especialmente nas regiões Sul e Leste.
Previsão para os próximos dias
Na quinta-feira (28), o Rio Grande do Sul estará sob a influência de um centro de alta pressão no Atlântico Sul, proporcionando um predomínio de sol, e iniciará com temperaturas baixas, em torno dos 5°C na Campanha. No entanto, nuvens ainda estarão presentes em muitas cidades, principalmente nas regiões Sul e Leste, com chances isoladas de chuva próxima à costa.
No decorrer da sexta-feira (29), o sol estará presente, intercalado com momentos de maior nebulosidade em algumas áreas. No entanto, no final do dia, não está descartada a possibilidade de chuva na divisa com Santa Catarina.
Já no sábado (30), áreas de instabilidade voltam a atuar no Estado, trazendo chuva, principalmente na metade Norte. Entre domingo (1º) e terça-feira (3), o sol predominará no Rio Grande do Sul, proporcionando um tempo mais aberto. A chegada de uma frente fria está prevista para o dia 4 de outubro, com chuvas e temporais.