MEDIDA PREVENTIVA

CICLONE: Estado emite alerta de "inundações e danos materiais" para cidades do Caí e do Taquari; veja lista

Segundo a Defesa Civil, há risco de temporais com descarga elétrica, eventual queda de granizo, fortes ventos e grandes volumes de chuva

Publicado em: 25/09/2023 18:49
Última atualização: 25/09/2023 19:29

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta no fim da tarde desta segunda-feira (25) para Cidades dos Vales do Caí e do Taquari devido a formação de um ciclone extratropical. O comunicado informa para o risco de temporais com descarga elétrica, eventual queda de granizo, fortes ventos e grandes volumes de chuva que podem ocasionar transtornos como inundações e danos materiais.


CICLONE: Vales do Caí e do Taquari estão em alerta para “inundações e danos materiais” Foto: Prefeitura de Passo Fundo

Conforme a Sala de Situação, o prognóstico meteorológico tem validade até quarta-feira (27). “Os órgãos municipais receberam as informações para que as Defesas Civis de cada cidade possam, se necessário, acionar os seus Planos de Contingência e adotar medidas preventivas de minimização dos impactos decorrentes dos transtornos associados às fortes chuvas”, explica o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.

No Vale do Caí, receberam a notificação Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Harmonia, Feliz, São José do Hortêncio e Vale Real. Já no Vale do Taquari, os municípios notificados foram São Valentim do Sul, Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Colinas, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Taquari.

A Defesa Civil reforça que as prefeituras das cidades que estão sob alerta devem repassar a informação para a população sobre os riscos presentes em seus territórios, locais de segurança e abrigos públicos, bem como de canais de comunicação disponíveis para as pessoas acionarem a Defesa Civil da cidade em caso de necessidade de auxílio.

A situação coloca o Estado em alerta, tendo em vista que a chuva do começo de setembro deixou 49 mortos e nove desaparecidos

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas