Um corpo foi encontrado na manhã desta quarta-feira (27) na Orla do Guaíba, em Porto Alegre. A informação foi confirmada pelo prefeito Sebastião Melo através de uma postagem no X (Twitter) às 8h47. “Infelizmente, foi localizado um corpo no trecho 1 da Orla do Guaíba há pouco.”
De acordo com o chefe do executivo, a Brigada Militar está no local. No horário, a pessoa ainda não havia sido identificada e ainda não se sabia a origem do corpo. “A região das Ilhas não apresentou registro de desaparecidos até o momento, conforme a Defesa Civil”, destaca Melo.
Infelizmente, foi localizado um corpo no trecho 1 da Orla do Guaíba há pouco. A Brigada Militar atua no local e encaminhará à identificação. Ainda não há detalhes da origem. A região das Ilhas não apresentou registro de desaparecidos até o momento, conforme a Defesa Civil.
— Sebastião Melo (@SebastiaoMelo) September 27, 2023
Segundo a Brigada Militar (BM), o corpo é de um homem que aparenta ter cerca de 35 anos. Ainda não se sabe a causa da morte. O cadáver foi achado por volta das 7 horas próximo ao 360 POA.
O Corpo de Bombeiros Militar foi chamado para retirar o homem das águas.
Guaíba atinge cota de alerta
O Guaíba atingiu a marca de 2,94 metros no Cais Mauá na manhã desta quarta-feira (27). Dessa forma, de acordo com a medição das 9 horas, faltava somente 6 centímetros para o lago atingir a cota de inundação, que é quando chega aos 3 metros. Acima de 2,5 metros já é considerada cota de alerta.
Em 1941 o Guaíba chegou a 4,76 metros, em 1967 a 3,13 metros e, em 2015, a 2,97 metros. Naquele ano o Estado também estava sob influência do El Niño.
O sistema de contenção do Guaíba, que foi totalmente fechado na noite desta terça-feira, permanecerá ativado nesta quarta-feira, em decorrência da elevação das águas.
Segundo a prefeitura, as comportas começaram a ser ativadas na segunda-feira. No caso dos portões que costumam ficar fechados, o reforço se deu a partir de sacos de areia posicionados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O órgão segue monitorando a situação das áreas ribeirinhas.
Os agentes da Defesa Civil estão disponíveis para atendimentos de emergência e darão sequência às ações preventivas, nas áreas de risco, nesta quarta-feira. O órgão renovou o alerta para inundações, em vigor desde o dia 18, e irá monitor o risco de deslizamentos de encostas até a próxima sexta-feira.
LEIA TAMBÉM