A chuva forte desta terça-feira (26), provocada pela formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, causa transtornos a moradores da Serra. Em São Francisco de Paula, desde a noite da última sexta (22), a passagem de pedestres e veículos pelas barragens do Salto e do Blang está interditada, devido ao fluxo de água que corre no local. (Veja vídeo abaixo).
De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o município registrou, em 72 horas, 68mm de precipitação.
As duas barragens são administradas pela CEEE. A do Salto fica na Estrada das Barragens, e a do Blang, na RS-235. Apesar do volume de água, as estruturas funcionam normalmente, segundo a Prefeitura de São Chico.
- CICLONE: Veja quais cidades estão no top 5 com os maiores acumulados em 72 horas
- Muro desaba sobre carros estacionados em hospital no litoral norte
Para a moradora da cidade Patrícia Viale, o fato de setembro ser um mês chuvoso, já por característica natural na região, preocupa. “O que me preocupa, neste volume de chuvas, que aumentou muito este ano, são as mudanças climáticas, causadas por nós e nossas relações de consumo. Olhar para esta água toda na barragem do Salto me faz pensar em como é importante revermos nossa relação com a natureza, e isso tem que ser urgente”, avalia.
Veja vídeo:
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags