abc+

PREVISÃO DO TEMPO

CICLONE: Afinal, teremos a volta do fenômeno ainda em julho no RS? MetSul responde

Meteorologista esclarece dúvidas sobre a previsão do tempo após rumores sobre novos ciclones neste mês

Juliana Grade Flor
Publicado em: 14/07/2023 às 16h:03 Última atualização: 22/08/2023 às 08h:13
Publicidade

Rumores sobre a possibilidade de novos ciclones atigirem o Rio Grande do Sul ainda no mês de julho e que circulam desde o final da tarde da quinta-feira (13) são esclarecidos pela MetSul Meteorologia.

Segundo a empresa, o Rio Grande do Sul não será afetado diretamente por dois ciclones com impacto direto ou fenômenos severos, como os vistos na metade de junho e agora nesta semana.

Ciclones são comuns no RS | Jornal NH



Ciclones são comuns no RS

Foto: Igor Müller/GES-Especial

O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall descreve que o Estado será atingido “à distância por diferentes ciclones (baixas pressões) e anticiclones (altas pressões) no Atlântico Sul”, mas que os fenômenos são comuns e “influenciam o tempo diretamente ou indiretamente quase todos os dias no Sul do Brasil, seja impulsionando frentes frias ou ar mais frio, o que é absolutamente normal e corriqueiro”.

Em quatro pontos, Nachtigall enfatiza:

  • Ciclones fazem parte do nosso clima
  • Ciclones ocorrem em qualquer época do ano no Rio Grande do Sul
  • São mais comuns e intensos entre o outono e a primavera
  • Quase sempre, praticamente todos os dias, há um ou mais ciclones extratropicais no Atlântico Sul influenciando o tempo direta ou indiretamente no Rio Grande do Sul e no Cone Sul

Segundo semestre

O alerta da MetSul é de que o segundo semestre será “meteorologicamente hiperativo com muitos eventos extremos, alta frequência de tempestades severas e possibilidade de novos ciclones intensos”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade