EFEITOS DA CHUVARADA
Chuva provoca queda de árvores, interdita ruas e causa transtornos na região
Em São Leopoldo, houve deslizamento de terra em avenida do bairro Campestre; Já em Sapucaia do Sul, árvore caiu e bloqueou estrada
Última atualização: 18/10/2023 19:01
A chuva constante desta quarta-feira (13) vem trazendo transtornos a municípios da região. Em São Leopoldo, por exemplo, houve deslizamento de terra que se espalhou sobre a Avenida Tharcilo Nunes, no bairro Campestre. Por conta disso, há bloqueio parcial do trânsito na pista. Conforme a Defesa Civil, não houve feridos e nenhum veículo foi atingido. Pontos de alagamento também são vistos em algumas avenidas, como na Estrada dos Quilombos, no bairro Feitoria, no limite com Novo Hamburgo.
O boletim do órgão leopoldense apontou 80 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na cidade. Na tarde desta quarta-feira (13), o nível do Rio dos Sinos chegou a 4,70 metros - mais de 2 metros acima do normal -, permanecendo no status da alerta.
Previsão
Também conforme o boletim, na madrugada e manhã da quinta-feira (14) o tempo continua instável sobre o Rio Grande do Sul, com chuvas constantes na metade Leste, mas com volumes menores do que nos dias anteriores, variando entre 10 e 30 mm/dia. Ao longo do dia, gradualmente as chuvas devem se afastar do território gaúcho.
Na sexta-feira (15), uma massa de ar frio de origem polar favorece as temperaturas baixas pela manhã, ficando em torno dos 3 aos 8 graus na maioria das regiões gaúchas e não se descarta a formação de geada nas áreas de baixadas da Serra gaúcha. Além disso, o ar seco mantém o predomínio do tempo estável com sol entre poucas nuvens sobre o Estado.
A tendência é que no sábado (16), o tempo permaneça firme, com temperaturas aumentando ao longo da tarde.
Esteio em alerta
Em Esteio, o prefeito Leonardo Pascoal informou, via redes sociais, que a Avenida Luiz Pasteur está interditada, na altura do n° 7275, devido a deslizamento de terra e queda de árvore. “Nossas equipes já atuam no local”, divulgou.
Foi registrado acúmulo de água em pista nas ruas Rio Grande, Érico Veríssimo e Jardim das Figueiras, mas sem comprometer residências, e, conforme a administração municipal, a água já teria baixado nos pontos. “Estamos em alerta, com nossas equipes em diferentes pontos da cidade”, destacou o prefeito.
Segundo a prefeitura esteiense, o volume de chuva na cidade chegou a 97,6 milímetros em 24 horas.
Sapucaia tem o maior acumulado de chuva
Já Sapucaia do Sul registra vários pontos de alagamentos, inclusive na BR-116. Além disso, uma árvore caiu na Estrada dos Ramires, zona rural do município, e interditou o trânsito. O Arroio São Bento foi isolado e está sinalizado, assim como o muro do condomínio Ipiranga. A prefeitura também faz vistorias no bairro Ipiranga e na Rua Lagoa vermelha, no bairro Vargas.
A cidade foi a que mais registrou volume de chuva na região de cobertura do Jornal VS, com acumulado de 98,6 milímetros nas últimas 24 horas.