EFEITOS DA CHUVARADA

Chuva provoca queda de árvores, interdita ruas e causa transtornos na região

Em São Leopoldo, houve deslizamento de terra em avenida do bairro Campestre; Já em Sapucaia do Sul, árvore caiu e bloqueou estrada

Publicado em: 13/09/2023 15:07
Última atualização: 18/10/2023 19:01

A chuva constante desta quarta-feira (13) vem trazendo transtornos a municípios da região. Em São Leopoldo, por exemplo, houve deslizamento de terra que se espalhou sobre a Avenida Tharcilo Nunes, no bairro Campestre. Por conta disso, há bloqueio parcial do trânsito na pista. Conforme a Defesa Civil, não houve feridos e nenhum veículo foi atingido. Pontos de alagamento também são vistos em algumas avenidas, como na Estrada dos Quilombos, no bairro Feitoria, no limite com Novo Hamburgo.

Deslizamento de terra bloqueou parcialmente a Avenida Tharcilo Nunes, em São Leopoldo Foto: Divulgação/Defesa Civil São Leopoldo

O boletim do órgão leopoldense apontou 80 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na cidade. Na tarde desta quarta-feira (13), o nível do Rio dos Sinos chegou a 4,70 metros - mais de 2 metros acima do normal -, permanecendo no status da alerta. 

Previsão 

Também conforme o boletim, na madrugada e manhã da quinta-feira (14) o tempo continua instável sobre o Rio Grande do Sul, com chuvas constantes na metade Leste, mas com volumes menores do que nos dias anteriores, variando entre 10 e 30 mm/dia. Ao longo do dia, gradualmente as chuvas devem se afastar do território gaúcho.

Na sexta-feira (15), uma massa de ar frio de origem polar favorece as temperaturas baixas pela manhã, ficando em torno dos 3 aos 8 graus na maioria das regiões gaúchas e não se descarta a formação de geada nas áreas de baixadas da Serra gaúcha. Além disso, o ar seco mantém o predomínio do tempo estável com sol entre poucas nuvens sobre o Estado.

A tendência é que no sábado (16), o tempo permaneça firme, com temperaturas aumentando ao longo da tarde.

Esteio em alerta

Em Esteio, o prefeito Leonardo Pascoal informou, via redes sociais, que a Avenida Luiz Pasteur está interditada, na altura do n° 7275, devido a deslizamento de terra e queda de árvore. “Nossas equipes já atuam no local”, divulgou.

Foi registrado acúmulo de água em pista nas ruas Rio Grande, Érico Veríssimo e Jardim das Figueiras, mas sem comprometer residências, e, conforme a administração municipal, a água já teria baixado nos pontos. “Estamos em alerta, com nossas equipes em diferentes pontos da cidade”, destacou o prefeito.

Segundo a prefeitura esteiense, o volume de chuva na cidade chegou a 97,6 milímetros em 24 horas.

Deslizamento de terra e queda de árvore foram registrados em EsteioDivulgação/Prefeitura de Esteio
Equipes estão em alerta em Esteio, monitorando pontos e fazendo limpeza em bueiros e valõesDivulgação/Prefeitura de Esteio
Deslizamento de terra e queda de árvore foram registrados em EsteioDivulgação/Prefeitura de Esteio
Deslizamento de terra e queda de árvore foram registrados em EsteioDivulgação/Prefeitura de Esteio

Sapucaia tem o maior acumulado de chuva

Já Sapucaia do Sul registra vários pontos de alagamentos, inclusive na BR-116. Além disso, uma árvore caiu na Estrada dos Ramires, zona rural do município, e interditou o trânsito. O Arroio São Bento foi isolado e está sinalizado, assim como o muro do condomínio Ipiranga. A prefeitura também faz vistorias no bairro Ipiranga e na Rua Lagoa vermelha, no bairro Vargas.

A cidade foi a que mais registrou volume de chuva na região de cobertura do Jornal VS, com acumulado de 98,6 milímetros nas últimas 24 horas.

Árvore caiu e interrompeu trânsito na Estrada dos Ramires, em Sapucaia do Sul Foto: Divulgação/Prefeitura de Sapucaia do Sul

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasRSSão Leopoldo
Matérias Relacionadas