MONITORAMENTO

CHUVA NO RS: Vazão do Rio das Antas é a maior desde a construção de usinas, diz companhia

Ceran, responsável por três usinas hidrelétricas no Rio das Antas, monitora a situação das barragens

Publicado em: 04/09/2023 23:48
Última atualização: 04/09/2023 23:55

As chuvas fortes e initerruptas que atigem o Estado desde o fim de semana já ultrapassaram índices históricos. É o que afirma a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), que é proprietária das usinas Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho, que formam o Complexo Energético Rio das Antas, que através das redes sociais informou que a vazão do Rio das Antas apresenta os níveis mais altos desde a construção das usinas, que iniciaram em 2004.


Barragem Castro Alves estava com níveis altíssimos Foto: Reprodução

O Complexo Energético Rio das Antas está localizado entre os munícipios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Cotiporã, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Veranópolis.

Na nota, a companhia informa que está monitorando initerruptamente as barragens e que, “não apresentam nenhum problema até o momento”. No caso de qualquer eventualidade a Ceran diz que acionará rapidamente a comunicação para a população.

“Reforçamos nosso compromisso com a segurança dos nossos colaboradores e das comunidades no entorno. Pelo exposto pedimos à população o máximo cuidado em áreas próximas ao rio e atenção para a situação”, conclui a nota.

Em seu site, onde trata sobre a segurança das barragens, a companhia afirma que "estas estruturas são constantemente monitoradas por mais de 100 instrumentos implantados desde a construção, projetados para identificar qualquer mudança de comportamento. As informações das instrumentações são continuamente registradas em relatórios de inspeção e uma equipe de engenharia avalia rotineiramente os dados e emite relatórios de comportamento. Essas ações permitem que os engenheiros responsáveis tomem decisões de forma preventiva, eficiente e segura. A integridade dos equipamentos da usina é garantida ainda por um sistema automatizado de supervisão e controle, acompanhado 24 horas por dia por operadores, capaz de detectar qualquer eventual anormalidade e sinalizar para que a equipe técnica possa intervir imediatamente."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas