Desde o início da chuva no Rio Grande do Sul, na madrugada desta segunda-feira (4), o nível do Rio Caí tem subido hora a hora em algumas cidades da região do Vale do Caí. Em São Sebastião do Caí, por volta das 16 horas, o rio estava em 10,10 metros, 40 centímetros a mais do que o registrado às 15 horas.
Às 11 horas, o rio na cidade estava em 8,14 metros, já em estado de alerta – que é acionado quando a medição indica que o rio está acima dos 7 metros. Para entrar na cota de inundação, o rio deve atingir 10,50 metros, ou seja, 40 centímetros a mais do que o último registro feito.
Montenegro também está em estado de alerta pelo nível do Rio Caí. No último registro, por volta das 16 horas, o nível do rio estava em 4,75 metros, 28 centímetros a mais que a hora anterior. Na cidade, a cota de inundação é atingida quando a medição aponta 6 metros no nível do rio, quando, então, se inicia o processo de retirada dos moradores que correm risco.
No município montenegrino, no entanto, ainda não havia danos durante esta tarde nem pessoas realocadas. Já em São Sebastião do Caí, família ribeirinhas do bairro Navegantes, também por volta das 16 horas, começaram a ser removidas de suas casas. Por conta do risco de enchentes, esses moradores estão sendo acomodadas no Ginásio do Bairro Rio Branco.
As duas cidades são as que têm recebido mais atenção da Defesa Civil do RS, já que são as com maior risco de enchentes em todo o Estado.
A previsão é que Rio Caí ultrapasse a medida dos 13 metros, de acordo com a prefeitura de São Sebastião do Caí.
Em caso de emergências
Em São Sebastião do Caí, o contato da Defesa Civil é (51) 98050-9627. Em casos de emergência, é possível também contatar a Brigada Militar, pelo 190, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags