O governador Eduardo Leite (PSDB) informou na manhã desta terça-feira (5) que “há mais de 200 servidores” do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e da Defesa Civil trabalhando no auxílio a moradores do Vale do Taquari. A região é atingida por uma das maiores cheias da história. Boletim do fim da manhã indicava que, em Estrela, o nível do Rio Taquari estava em 29,15 metros, um dos mais altos da história.
RIO GRANDE DO SUL REGISTRA CINCO MORTES EM DECORRÊNCIA DA CHUVARADA
Ainda segundo o governador, neste momento “os esforços estão concentrados em salvar vidas”. “Neste primeiro momento o foco todo é no resgate às pessoas, na proteção de vidas”, destacou Leite, acrescentando que “as perdas materiais serão levantadas posteriormente”.
O governador relatou que, desde às 7 horas, os helicópteros do governo do Estado estão mobilizados no atendimento a moradores do Vale do Taquari. Ele não deu detalhes de quantos equipamentos estão envolvidos no trabalho. Ao que se sabe, operam na região um helicóptero da Brigada Militar e um da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Assim que possível vou ao Vale do Taquari para poder acompanhar de perto e conversar com as lideranças”, frisou.
Moradores do Vale do Taquari criticam a demora no atendimento por parte do governo do Estado. Ainda no fim da noite desta segunda-feira (4) pessoas atingidas pela cheia em cidades como Muçum, Roca Sales e Encantado clamavam por ajuda, que acabou sendo prestada durante a madrugada somente por equipes locais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
LEIA TAMBÉM