VALE DO TAQUARI

CATÁSTROFE NO RS: Mulher morre após cabo que era usado em resgate romper sobre rio

Policial militar que fazia resgate ficou gravemente ferido

Publicado em: 05/09/2023 13:56
Última atualização: 05/09/2023 21:34
  • ATUALIZAÇÃO: Estado já contabiliza 21 mortes em decorrência da tempestade, diz governador
  • A sexta morte em decorrência das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul durante toda a segunda-feira (4) foi confirmada pelo governo do Estado no início da tarde desta terça-feira (5). De acordo com o governador, Eduardo Leite, o óbito aconteceu após um acidente durante um resgate aéreo no Vale do Taquari.


    Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fazem resgates em Lajeado Foto: Reprodução/Instagram @eduardoleite45

    Um policial militar fazia o salvamento de uma mulher sobre o Rio Taquari, em Lajeado, quando o cabo de aço que era usado para levá-los de volta a aeronave rompeu e fez com que ambos caíssem dentro rio. A queda sofrida por eles foi de uma altura de aproximadamente 20 metros.

    Eles foram socorridos desacordados por um tripulante da aeronave e levados para receber atendimento médico no hospital da cidade. A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu. O brigadiano estava em estado grave, mas, conforme o governador, não corre risco de vida.

    A vítima foi identificada como Maria da Conceição Alves do Rosário, de 50 anos. Por conta da enchente, ela já estava em cima do telhado de casa quando foi resgatada. 

    "A gente lamenta profundamente, no esforço que está sendo feito para poder resgatar as pessoas, que este incidente nos faça ter mais uma perda de vida", disse Leite, em vídeo divulgado nas redes sociais.

    Mortes pela chuva


    Chuva intensa gera alagamentos nesta segunda-feira em Ivoti Foto: Isaias Rheinheimer/GES-Especial

    Na manhã desta terça-feira, havia sido registrada a quinta morte por conta das chuvas. A vítima era um homem de 58 anos, morador de Estrela, também no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelo mau tempo.

    Na segunda-feira, quatro óbitos foram divulgados pelo órgão nas cidades de Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras, na região norte do RS. Ao total, até as 14 horas, o Estado registrava seis mortes.

    No caso de Mato Castelhano, dois homens tentaram atravessar um ponto alagado com uma caminhonete, quando o veículo caiu no rio e foi arrastado pela água. O corpo de um dos ocupantes do veículo foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros. O outro homem conseguiu se salvar.

    Em Ibiraiaras, duas mortes foram confirmadas. As vítimas ficaram presas dentro de um veículo, que na tentativa de atravessar um rio foi levado pela correnteza.

    Já em Passo Fundo, um homem morreu após sofrer um choque elétrico.

    *ATUALIZAÇÃO: Inicialmente, o título citava que a morte teria sido de uma idosa, conforme informação inicial da Defesa Civil do RS. A informação foi ajustada após a Secretaria de Segurança Pública do Estado esclarecer que a vítima era uma mulher de 50 anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas