Milhares de gaúchos têm sofrido com os estragos causados pelas chuvas que atingiram o Estado durante toda a segunda-feira (4). Até o início da tarde desta terça-feira (5), a Defesa Civil contabilizava 62 municípios afetados e confirmava seis óbitos.
O governo do RS estimava, por volta das 14h30, que o número de pessoas afetadas em todo o território gaúcho era de 25.734. Além disso, a quantidade de desalojados havia baixado de 2.649 para 215, 309 casas haviam sido destelhadas e três destruídas. Não havia, no entanto, desaparecidos nem desabrigados até o momento.
Assim, quem puder fazer doações, especialmente de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, agasalhos, roupas de cama e colchões, podem deixá-las nos mesmos pontos de coleta da Campanha do Agasalho. Já doações de colchões, especificamente, devem ser feitas na Central de Doações da Defesa Civil, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
Confira os pontos de coleta:
- Central de Doações da Defesa Civil do RS (Avenida Borges de Medeiros, 1.501 – bairro Praia de Belas, Porto Alegre) – Permanece aberta durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff);
- Palácio Piratini;
- Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar;
- Prefeituras;
- Todas as agências do Banrisul no RS;
- Secretaria de Assistência Social do Estado;
- Procuradoria-geral do Estado;
- Supermercados da Rede Zaffari/ Bourbon;
- Secretaria da Segurança Pública;
- Unidades do SESC;
- Secretaria de Estado de Esporte e Lazer;
- Banco do Brasil (ponto de coleta em 36 agências em Porto Alegre, Viamão, Alvorada e Guaíba);
- Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem;
- Cruz Azul;
- Verte Saúde.
Também apoiam a Campanha a rede de Farmácias São João e o Sindifisco, com a doação de itens de higiene e cobertores, respectivamente, bem como a Rede Zaffari e a Fecomércio como pontos de coleta.
LEIA TAMBÉM