MONITORAMENTO DAS ÁGUAS

CHUVA NO RS: Confira como está a situação dos rios Sinos, Caí e Paranhana nesta terça-feira

Expectativa é que o volume do Sinos, em Novo Hamburgo, continue aumentando nos próximos dias, segundo a Defesa Civil; confira

Publicado em: 05/09/2023 13:06
Última atualização: 17/10/2023 20:48

O monitoramento dos rios Sinos, Paranhana e Caí continua nesta terça-feira (5). Defesas Civis, nesta manhã, não tinham dados exatos do tempo que deve levar para o nível deles subir, mas acompanham a movimentação das águas.

Santo Afonso sem pontos da alagamento no começo da tarde desta terça-feira. Por volta do meio-dia, água voltou para o valãoDébora Ertel/GES-Especial
Limpeza na Casa de Bombas, no bairro Santo AfonsoDébora Ertel/GES-Especial
Casa de Bombas, no bairro Santo AfonsoDébora Ertel/GES-Especial

O subchefe da Defesa Civil do Estado, coronel Marcus Vinícius Oliveira, diz que a normalização dos rios depende de outros fatores. Se houver vento forte, águas podem ser represadas e o fluxo das águas pode se manter elevado.

Ele acredita que o evento climático esteja estabilizado por causa do comportamento do Rio das Antas. Conforme o Oliveira, isso deve refletir em outras regiões que seriam impactadas pelas águas do rio como os vales do Taquari, Sinos, Paranhana e Caí.

Às 11 horas, em Novo Hamburgo, o Rio dos Sinos estava em 6,10 metros, com aumento de um centímetro por hora. Segundo a Prefeitura, quando alcança 6,70 metros começa a chegar em algumas ruas e por volta de 7,20 metros pode entrar em residências.

O nível do Rio dos Sinos preocupa a Defesa Civil hamburguense. Ele subiu quase um 1,30 metro em pouco mais de um dia, passando de 4,81 metros às 6 horas de segunda-feira para 6,10 metros às 11 horas desta terça-feira.

A expectativa é que o nível do rio continue subindo nos próximos dias. Vai depender do ritmo desta elevação para atingir níveis de alagamentos, segundo o órgão.

"Importante esclarecer que eventual inundação provocada pelo Sinos não tem relação com a Casa de Bombas",  informa a Prefeitura em nota.

Novo Hamburgo, segundo a Prefeitura, registrou 200 milímetros de chuva em 48 horas, desde a noite de domingo. O volume é superior à média histórica de todo o mês de setembro, que chega a 168 milímetros. 


Chuva em Taquara causa alagamentos, deslizamentos e remoção de moradores

Em Taquara, embora tenha parado de chover, o volume excessivo de precipitação em 48 horas elevou o nível do Rio dos Sinos. No município do Vale do Paranhana, sábado choveu 55 milímetros e no domingo foram registrados 132 milímetros.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Taquara, David Dias, o Sinos esta com média de 5,90 metros na manhã de hoje. "Deve subir até a noite", acrescenta.


Rua alagada em São Sebastião do Caí na manhã desta terça-feira (5) Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Em São Sebastião do Caí, a Defesa Civil comunica que o Rio Caí, na cidade de Feliz, se encontra estável desde a meia-noite, com as últimas horas indicando uma redução no seu nível. No entanto, o volume em São Sebastião do Caí está próximo dos 14 metros.

Na medição das 9 horas, ele estava em 13,9 metros, 23 centímetros a mais que a medição anterior. Às 7 horas desta terça, ele estava em 13,37 metros.

O Boletim da Defesa Civil de São Leopoldo alerta que a situação é de atenção. O Rio dos Sinos está superior a 3,50 metros e segue em elevação de aproximadamente 2,5 centímetros por hora.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasNovo HamburgoRS
Matérias Relacionadas