TEMPO EXTREMO
CHUVA NO RS: Arroio Feitoria sai do leito e alaga Núcleo de Casas Enxaimel
Prefeitura de Ivoti já faz a remoção de móveis e produtos dos comerciantes que utilizam o espaço
Última atualização: 17/10/2023 20:37
As águas do Arroio Feitoria já saíram do leito e alagam alguns pontos do Núcleo de Casas Enxaimel, em Ivoti. Conforme a prefeitura, a elevação do nível tem sido rápida e o município monitora a situação. Como precaução, todos os móveis e produtos que são comercializados no local já foram removidos nesta manhã de segunda-feira (4).
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE A CHUVA NO RS:
- Estado já contabiliza 21 mortes em decorrência da tempestade, diz governador
- Chuva no RS: Número de mortes confirmadas já supera o registrado após ciclone de junho
- Moradores de Ivoti estão apreensivos com risco de nova enchente: "Medo de perder tudo novamente"
- Chuva segue até quando no RS? Saiba o que esperar do tempo para os próximos dias
No ciclone de junho, o ponto turístico ficou três metros abaixo d’água, deixando um grande prejuízo para os comerciantes. O Núcleo ficou irreconhecível.
Em Novo Hamburgo, a Defesa Civil afirma que acompanha o volume de chuva que cai na cidade e, conforme o Plano de Contingência, todas as secretarias municipais estão de sobreaviso e em estado de alerta.
A Defesa Civil de Dois Irmãos e uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos também fazem o monitoramento dos arroios, que ainda estavam dentro do leito até as 11h30. Caso a situação se agrave, será emitido um alerta.
Na cidade de Campo Bom, o Rio do Sinos estava em 4,28 metros às 7 horas. A cota de inundação é de 7,20 metros. Em Sapiranga, a Defesa está acompanha o acumulado de chuva em áreas de arroios e áreas de alagamentos.
Situação pela cidade
Angelina Hermann, 45 anos, dona de casa, está trancada na residência e apreensiva com o nível da água. Desde as 9 horas, ela está nessa situação. Na última enchente, há dois meses, perdeu tudo após a água invadir sua casa. Ela mora na Rua Ponte do Imperador, esquina com Rua Tuiti, no Buraco do Diabo, que teve o trânsito totalmente interrompido a partir das 10 horas.
Cerca de 10 famílias estão ilhadas por conta da interrupção da rua. Os moradores conseguem sair apenas a pé, por dentro de porteiros.
O pedreiro José Valcir Carvalho da Cruz, 63, ajudava por conta própria desobstruir passam de água obstruída por pallets. No início da tarde, ele havia conseguido tirar dois, mas outros trancavam a passagem.
*Colaborou Isaias Rheinheimer.