O final de semana foi de chuva no Rio Grande do Sul. Apesar de muita precipitação, não houve estragos na região, afinal, no mesmo dia, diversas cidades registraram instabilidade e momentos de sol. Neste domingo (24), a chuva não deu trégua, e alguns municípios tiveram temporais com queda de granizo no Estado, como foi o caso de Dois Irmãos e São Sebastião do Caí. Clique aqui e veja a previsão do tempo para esta semana.
Apesar do volume, as Defesas Civis da região seguem monitorando os rios, e não houve registro de ocorrências. Veja os dados por cidade:
Montenegro
Em Montenegro, o Rio Caí está subindo lentamente. O acumulado de chuva, às 14 horas, era de 23,6 mm. “Sem alterações ainda na cidade”, informa a Defesa Civil. O nível do Rio na tarde deste domingo era de 5,39 m às 16h30, de acordo com os dados do Serviço Geológico Brasileiro.
São Sebastião do Caí
Por volta das 14 horas, a cidade registrou chuva de granizo. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ênio dos Santos, o Rio Caí apresenta elevação lenta. “Passa a ser preocupante pela continuação das chuvas na região”, observa. O nível era de 8,30 metros, e subia um centímetro por hora. A Defesa Civil da cidade vai seguir monitorando a situação.
São Leopoldo
Em São Leopoldo, a Defesa Civil segue em monitoramento intensivo no nível do Rio dos Sinos, que chegou a 4,22 m na régua situada na altura da Rua da Praia na manhã deste domingo. O status na cidade é de atenção, sobretudo com a previsão de chuva volumosa e possibilidade de temporais na região nos próximos dias. Nas últimas 24 horas, a cidade registrou 37 mm de chuva. O acumulado do mês de setembro já atinge 387 mm.
Novo Hamburgo
Novo Hamburgo registrou 50mm de chuva em 24 horas. Não houve chamado para atendimentos.
Sapiranga
Choveu cerca de 42 mm em Sapiranga até a tarde deste domingo. A Defesa Civil informa que não houve ocorrências na cidade. “Somente pontos de alagamentos, mas na proporção normal”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Sírio Baum. O nível do Rio dos Sinos está a um metro da estrada. “Sob controle até agora”, diz Baum.
Campo Bom
Em Campo Bom também não houve registro de ocorrências. O nível do Rio dos Sinos às 15 horas era de 6 metros. “Com tudo que caiu de chuva, estamos monitorando, por enquanto, tudo sob controle”, informa Paulo Silveira, coordenador da Defesa civil da cidade.
Dois Irmãos
Em Dois Irmãos, o nível do Rio está em aproximadamente 1,65 metros. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, não houve atendimento decorrente das chuvas.
Taquara
Segundo a Defesa Civil de Taquara, o nível do Rio dos Sinos está subindo lentamente e saiu da sua margem, no Bairro Empresa, mas ainda não está atingindo a área urbana. Quanto ao Rio Paranhana, este continua percorrendo dentro de sua margem.
“Como a situação é de alerta, a Prefeitura tem equipes de plantão que podem ser acionadas a qualquer momento, caso haja necessidade de remoção de moradores, o que, no momento, ainda não aconteceu”, informa a prefeitura.
LEIA TAMBÉM