Além de causar alagamentos, inundações e prejuízos a muitos moradores, as constantes chuvas registradas mas últimas semanas acabaram impactando também na realização de uma das grandes obras viárias na região: as melhorias na BR-116 e na RS-240, entre as pontes do Rio dos Sinos e o viaduto da Scharlau, em São Leopoldo.
Segundo informações do Núcleo de Comunicação Social (Nucom) da Superintendência Regional no Estado do RS do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a conclusão das obras, que estava prevista para o final deste ano, teve que ser adiada para março de 2024 devido aos problemas causados pelas fortes chuvas que vêm ocorrendo na região.
Muitas chuvas
As obras na Scharlau para construção de duas elevadas (uma na RS-240 e outra ao lado da pista da BR-116 no sentido interior-capital) foram iniciadas em abril deste ano; já no final agosto, há exatamente um mês, começaram os trabalhos de remoção do canteiro central para a implantação da terceira faixa nas pistas principais da 116 entre as pontes do Sinos e a Scharlau.
Somente neste mês de setembro, em São Leopoldo, já choveu 448 milímetros, 269 a mais do que a média registrada nos últimos 30 anos para a cidade, o que interferiu no andamento das obras.
- PREVISÃO DO TEMPO: Chove neste fim de semana? Confira o que esperar até domingo no Rio Grande do Sul
“Devido à grande quantidade de chuvas que estão acontecendo durante o mês de setembro, alguns problemas apareceram, sendo que assim que for possível, serão reparados. Em relação ao prazo, a conclusão das obras está prevista para março de 2024”, informou o Dnit, em nota.
Questionada pela reportagem, a comunicação da autarquia informou que a duplicação das pontes sobre o Rio dos Sinos e sua várzea já estão 100% na parte estrutural; os viadutos junto à RS-240, na Scharlau, estão 59,78% concluídos; e a instalação de terceira faixa, entre as pontes do Sinos e o viaduto da Scharlau, está 23% pronto.
“A previsão de conclusão de todas essas obras é para março de 2024”, afirmou o Dnit, em nota.
O lado ruim das obras
As tão aguardadas obras na BR-116 e na RS-240, certamente, melhorarão o complicado trânsito na região. Mas este adiamento significa que por muito mais tempo que o anunciado os motoristas que trafegam pelas rodovias no trecho leopoldense enfrentarão bloqueios e grandes congestionamentos.
O mesmo vale para moradores e, principalmente, comerciantes do entorno, que reclamam de prejuízos acumulados com os transtornos das obras viárias, principalmente no bairro Scharlau, um dos mais populosos de São Leopoldo.
Comerciante faz até liquidação para amenizar prejuízos com os transtornos
O adiamento da entrega das obras na Scharlau para março de 2024 – quase um ano após seu início –, aumenta a preocupação de comerciantes da região com prejuízos tidos pela queda no movimento. Proprietária de um atacado de produtos para pet shop, Simone Kunzler abriu a loja no local pouco antes da obra começar, e até já pensou em sair várias vezes do ponto.
Por conta da intervenção, o estacionamento do prédio ficou inacessível por um tempo, cercado por uma tela, até que, após muita insistência, conseguiu a liberação do espaço.
Ainda é difícil, entretanto, acessar a frente do estabelecimento devido aos buracos. A formação de uma valeta por conta das obras e dos inúmeros buracos no espaço do estacionamento também trouxeram problemas. Um entregador da loja teve o pneu do carro furado, por exemplo.
Com o fraco movimento, as vendas caíram muito e, para pode ser manter, a empresária já planeja acrescentar mais serviços ao ramo.
LEIA TAMBÉM
“Estou fazendo liquidação, torrando os produtos, colocando 50% de desconto, pra juntar dinheiro e oferecer banho e tosa e ver se vai aumentar (o movimento). Mas liquidação numa loja que mal abriu não é certo.” Sobre o adiamento da conclusão da obra para março, Simone lamenta, mas confessa que não se surpreende e diz que o adiamento era algo previsível mesmo sem as chuvas.
“Nenhuma obra que o governo coloca se mantém no prazo, então, não seria diferente.” O Dnit informou, em nota, que “em relação ao comércio local, foi executado o asfaltamento provisório das ruas laterais, a fim de permitir a continuidade do viaduto da RS-240. Todas as frentes de comércio em ambos os lados foram liberadas, permitindo assim a utilização das áreas tal qual era anteriormente ao início das obras”.
A autarquia destacou ainda que: “devido à grande quantidade de chuvas que estão acontecendo durante o mês de setembro, alguns problemas apareceram, sendo que assim que for possível, serão reparados”.
Bloqueios previstos na RS-240 nesta sexta-feira
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que, nesta sexta-feira (29), está programado um estreitamento de pista e bloqueios temporários na RS-240, junto à obra do complexo de viadutos da Scharlau, em São Leopoldo.
Conforme a autarquia, durante a operação, serão lançadas nove vigas com 20 metros de comprimento, cada uma pesando 25 toneladas. Para essa tarefa, será utilizado um guindaste de 220 toneladas, que ficará posicionado na lateral do viaduto da RS240, no sentido PortãoPorto Alegre.
Os bloqueios temporários, segundo o Dnit, ocorrerão nesse mesmo sentido da rodovia estadual, no período entre 7 e 17 horas desta sexta. O trecho estará sinalizado, alertando para a alteração do tráfego na via lateral. Em caso de chuva, a atividade será adiada para data a ser agendada. O Dnit lembra que a medida é necessária para dar continuidade às obras do Lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária da BR-116.
- Categorias
- Tags