No Vale do Caí, ainda há enchente neste sábado tem Montenegro, com alagamentos nos bairros Ferroviário e Industrial. Já em São Sebastião do Caí, apesar do nível ter subido durante a sexta-feira (8), na madrugada diminiu o volume de água e afastou a possibilidade de uma nova cheia.
Em Montenegro, a combinação das chuvas desta madrugada e o represamento da água na chegada ao Guaíba tornaram mais lento o retorno do Rio Caí ao leito. Das 18 horas de sexta-feira às 6 horas de hoje, o recuo foi de apenas sete centímetros. Na última medição, o nível estava em 6,32 metros, ainda na chamada cota de inundação.
Nesta manhã, conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, a Defesa Civil monitoravs as chuvas na região da Serra, onde fica a nascente do Caí, além dos principais córregos e arroios que desaguam no rio.
A boa notícia é que não há mais desabrigados sendo atendidos no Ginásio Domingos dos Santos.
No município vizinho de São Sebastião do Caí, o rio chegou a 9,32 às 20 horas de ontem. Mas baixou 44 centímetros no intervalo de 12 horas, chegando a 8,88 metros às 8 horas deste sábado.
Na cidade, a cota de inundação é de 10,50 metros. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ênio dos Santos, ainda há 59 famílias em abrigos municipais. As pessoas não deverão voltar para suas casas no início da próxima semana. Isso porque há expectativa de chuva com grandes volumes na segunda-feira para o Estado.
“Se isso se confirmar vai pegar o rio com volume grande água e na terça tem risco de sair da calha”, explica Santos, informando que a prefeitura trabalha com a possibilidade de uma nova enchente.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags