Parte do Loteamento Integração, na Lomba Grande, em Novo Hamburgo, estava debaixo d’água na manhã desta sexta-feira (29). A situação seguia assim desde o entardecer de ontem devido ao transbordo do Rio dos Sinos.
Algumas famílias deixaram as residências ao perceberem a elevação do nível do rio. Contudo, a maioria dos moradores segue no loteamento, o que mantém a Defesa Civil vigilante.
No final da manhã, uma equipe do órgão voltou ao loteamento e passou casa por casa alertando a população sobre os riscos de permanecerem no local, considerando que o nível do Sinos segue subindo.
“A água ainda não invadiu casas, mas estamos aqui para oferecer auxílio caso alguém decida sair desta área alagada”, explica Arci Fetter Júnior, chefe da Defesa Civil hamburguense.
A expectativa está para a estabilização do nível do rio ainda nesta sexta-feira, tendo em vista que municípios como Taquara estão com o nível estabilizado desde ontem.
Oficialmente, não há um número de pessoas que deixaram os imóveis, entretanto, moradores afirmam que, no mínimo, três famílias saíram de suas casas desde ontem no Integração.
“Os moradores do final da Rua Alcido Osmar Klein, que residem mais próximo ao rio, colocaram os móveis e eletrodomésticos num caminhão e foram embora”, afirma a dona de casa Maria da Graça Silva, 43 anos.
“Sou criada aqui e nunca vi uma coisa assim, com tantas cheias em sequência. Nunca foi assim. Era uma por ano, mas nunca tinha acontecido de quatro enchentes em um curto espaço de tempo”, completa.
Apesar de o nível do rio estar subindo apenas um centímetro por hora, ainda se mantém o alerta de enchente, que pode variar de fraca a moderada.
Na última medição feita, o Sinos estava em 6,76 metros. A cota de inundação varia em Novo Hamburgo, mas, os problemas começam a surgir a partir de 6,50 metros, segundo a Defesa Civil.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags