Desde as 6 horas o Rio dos Sinos está estável em Novo Hamburgo. Segundo o chefe operacional da Defesa Civil, Arci Darci Fetter Junior, o rio atingiu 7,03 metros às 6 horas deste sábado e, desde então, não aumentou mais.
“A expectativa é de que, caso volte a elevar, seja de poucos centímetros”, avalia.
Há 20 pessoas desalojados oriundas dos bairros Canudos e Loteamento Integração, bairro Lomba Grande.
Ontem, a água havia começado a chegar às casas em Canudos.
Conforme Fetter, a Defesa Civil não tem confirmações de famílias desalojadas das vilas Kroeff e Marrocos, no bairro Santo Afonso. O nível crítico para alagamentos no Município é 7 metros.
Sapiranga
Em Sapiranga, o Rio dos Sinos continua subindo e há pelo menos 16 pessoas abrigadas no ginásio do Centro de Educação Dr. Décio, bairro São Luiz.
O município não tem régua de medição e acompanha o monitoramento de Campo Bom.
O coordenador da Defesa Civil, Sírio Baum, alerta que não há previsão de normalização do rio na cidade. “Antes da semana que vem, quarta-feira, provavelmente não vai baixar, tendo em vista que, na terça, já vem de novo chuva em grandes volumes.”
Baum ainda explica que o órgão trabalha na remoção das pessoas atingidas, mas que algumas têm resistência: “Não querem sair lá de dentro por causa de saqueamento.”
Campo Bom
Já em Campo Bom, o nível estabilizou na sexta-feira às 15 horas, em 7,40 metros, e depois começou a baixar. Na manhã deste sábado a marca já estava em 7,35 metros. Na cidade, 27 pessoas estão alojadas no Ginásio Municipal.
LEIA TAMBÉM