No domingo (6), o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo foi acionado para resgatar três cavalos que estavam soltos andando Avenida São Borja. Eles foram localizados na rótula com a Avenida Feitoria.
A captura dos animais exigiu paciência dos agentes. Os animais se assustaram ao perceber a movimentação e saíram em direção à Avenida Wilhelm Rotermund. Uma égua aparentava estar irritada devido ao trânsito e as buzinas e não permitia aproximação.
Por um momento os animais ficaram em um terreno baldio. Depois voltaram para a rótula do bairro Rio Branco e mais uma vez se assustaram quando uma equipe dos Corpo de Bombeiros tentou a captura e eles dispararam pela Avenida Feitoria entre os carros, voltaram e ingressaram na Avenida São Borja.
Os agentes fizeram um cerco e conseguiram tocá-los para Rua Mário Sperb onde se acomodaram em um terreno baldio. Os equinos ficaram isolados até a chegada da empresa que faz o transporte para a propriedade que a prefeitura mantém para cavalos que são recolhidos para auxiliar na captura. O titular da Secretaria Municipal de Proteção Animal, Walter Verbist, esteve no local e avaliou os animais. Eles não possuíam chip de identificação e não foi verificado nenhum ferimento ou sinais de maus-tratos.
Os cavalos foram encaminhados para a propriedade que a Prefeitura de São Leopoldo mantém para cavalos que são recolhidos em situação de tração animal e/ou maus-tratos. A propriedade foi escolhida por meio de licitação para o cuidado dos animais.
O custeio das diárias dos animais é pago pelo Governo Municipal. Esses cavalos esperam por adoção e pessoas interessadas neste ato precisam apresentar documentação que comprove que possui uma propriedade rural que possa oferecer conforto ao animal.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags