abc+

TRAGÉDIA

CATÁSTROFE NO RS: Sobe para 36 o número de mortes em decorrência da chuva

Segundo a Defesa Civil, nove pessoas estão desaparecidas

Ubiratan Júnior
Publicado em: 06/09/2023 às 18h:57 Última atualização: 06/09/2023 às 19h:29
Publicidade

No fim da tarde desta quarta-feira (6), o governo Rio Grande do Sul confirmou mais cinco mortes em decorrência da chuva que atingiu o Estado no começo desta semana. Com isso, são 36 óbitos. Conforme o levantamento divulgado pela Defesa Civil, nove pessoas estão desaparecidas.

Bombeiros trabalham no atendimento a moradores do Vale do Taquari | Jornal NH



Bombeiros trabalham no atendimento a moradores do Vale do Taquari

Foto: Reprodução

Além disso, o RS tem 2.319 pessoas desabrigadas e 3.575 desalojadas. Estima-se que 56.787 tenham sido afetadas pela enchente. Ainda conforme os dados, 79 cidades foram atingidas, sendo que 309 casas foram destelhadas e três destruídas. Ao menos, 14 pontes foram destruídas pela enxurrada. 

Com uma morte registrada em cada cidade, Santa Tereza e Encantado se juntam à Passo Fundo (1), Mato Castelhano (1), Ibiraiaras (2), Estrela (2), Muçum (14), Roca Sales (9), Cruzeiro do Sul (2) e Lajeado (3). 

Em relação ao boletim anterior, aumentou dois óbitos em Roca Sales, um em Lajeado e outro em Cruzeiro do Sul. Uma morte foi retificada em Muçum, de 15 passou a ser 14 no município. A Defesa Civil explica que a oscilação acontece porque os números são repassados pelos municípios no momentos dos resgates, ao mesmo tempo quem que as equipes trabalham para salvar pessoas. Mas após revisão podem sofrer alterações. 

Diante da situação, o governador Eduardo Leite anunciou da decretação de calamidade pública no Estado. Além disso, também comunicou que irá decretar o cancelamento dos desfiles militares em todo o RS, previstos para essa quinta-feira (7) em comemoração à Independência do Brasil. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade