EFEITOS DO EL NIÑO

CATÁSTROFE NO RS: MPF abre inquérito sobre enchentes e pede informações à Defesa Civil, ao governo do Estado e a prefeituras da região atingida

Procedimento do MPF vai apurar providências que foram tomadas e eventuais responsabilidades

Publicado em: 10/09/2023 20:21
Última atualização: 10/09/2023 20:22

Um inquérito civil aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) vai apurar eventuais responsabilidades e providências adotadas em relação à enchente que devastou cidades do Vale do Taquari no início da semana. O número de mortes já se aproximava de 50 na noite deste domingo (10). A apuração será conduzida pela procuradora da República Flávia Rigo Nóbrega, de Caxias do Sul, em conjunto com os procuradores Alexandre Schneider (patrimônio público) e Fabiano Moraes (direitos do cidadão).


Fotos mostram como estava a cidade de Muçum no último sábado (9) Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

De acordo com o MPF, a portaria de instauração do inquérito determinou o envio de ofícios aos prefeitos e representantes da Defesa Civil nas regiões de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Lajeado para que prestem informações. Também foram solicitadas à Defesa Civil Estadual cópias de todas as comunicações recebidas da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), sobre o monitoramento do aumento do nível das águas do rio nas barragens das hidrelétricas.

Já à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura o MPF solicitou informações sobre a conclusão do Zoneamento Ecológico e Econômico do Rio Grande do Sul e sobre a criação de possíveis comissões de mudanças climáticas instauradas pelos municípios. Questionou ainda, com relação à enchente, qual foi a dinâmica adotada com relação à emissão de alertas de evacuação aos moradores das áreas atingidas. O Estado vem dizendo que choveu além do previsto, embora tenha havido alerta para mais de 400 milímetros de chuva na região atingida.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasCaxias do SulRS
Matérias Relacionadas