Passou de 400 no fim da tarde desta quarta-feira (6) o número de militares das Forças Armadas destacados para o atendimento aos atingidos pela enchente do Rio Taquari em cidades como Muçum, Roca Sales, Encantado, Arroio do Meio, Lajeado e Estrela. O Vale do Taquari contabiliza três dezenas de mortos. O feriado desta quinta-feira (7), que seria de desfiles em celebração à pátria, será de muito trabalho na região atingida. Mais duas aeronaves enviadas pelo Ministério da Defesa chegarão à região nesta tarde.
Segundo o Comando Militar do Sul (CMS), ainda na segunda-feira (4) começou a ser montado em Porto Alegre um centro de operações para dar suporte às ações da Defesa Civil no Estado. As primeiras equipes chegaram ao Vale do Taquari na tarde de terça-feira (5). Nesta quarta-feira os militares trabalharam tanto no resgate de desabrigados quanto na distribuição de água e alimentos inclusive para os bombeiros e policiais envolvidos nas buscas.
METEOROLOGIA ALERTA PARA NOVOS TEMPORAIS NO RIO GRANDE DO SUL
Os militares destacados para o Vale do Taquari são de unidades de Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Nova Santa Rita, Bento Gonçalves, Santa Maria, São Gabriel, Rio Grande e de Taubaté (SP). Conforme o CMS, eles estão utilizando equipamentos de engenharia, ambulâncias, botes a motor, geradores, caminhões e seis helicópteros, além de viaturas equipadas para o fornecimento de água potável.
LEIA TAMBÉM