MOMENTOS DE TENSÃO
CATÁSTROFE NO RS: Família de advogado, que ficou submersa em Roca Sales, é salva; "O telefone toca, era minha mãe se despedindo"
Marco Aurélio Schuh, que está em Recife passando dias de folga, contou que a mãe ligou para se despedir, após água invadir sua casa
Última atualização: 29/12/2023 17:24
A família do advogado Marco Aurélio Schuh, de 37 anos, viveu momentos de tensão ao serem atingidos pela elevação do Rio Taquari, em Roca Sales. Apesar de morarem em um local que não costumava alagar, a casa foi tomada pela água.
Por volta das 22h da segunda-feira (4), em uma ligação, o pai de Marco disse que a água não havia entrado na residência, mas estava próxima. Pouco tempo após o contato, eles acabaram perdendo a comunicação. Marco procurou um vizinho dos pais, mas ele disse que não conseguia mais enxergar os familiares.
"As conversas com meu irmão, que reside em Roca Sales, iam se tornando cada vez mais desesperadoras. Até que ele me enviou essa foto, da casa onde cresci, informando que meus pais não haviam conseguido sair e tinham, juntamente com minha avó, morrido afogados", relata o advogado.
No entanto, "às 2h39, o telefone toca, era minha mãe se despedindo. Disse-me que estavam no meu antigo quarto, só com a cabeça [não] submersa, mas que já não tinham mais forças. Ao fundo, ouvia os berros do meu pai, dizendo que iriam aguentar, que logo alguém os socorreria. Sempre, sua fé inabalável! A partir daí, terror absoluto".
Mesmo com a casa praticamente submersa, alguns homens, que estavam de barco, conseguiram entrar pelo telhado, quebrando placas solares, telhas e a chapa. Eles resgataram o casal Celso Schuh, 70 anos, Maria Luísa Grandi Schuh, 65 anos, e Adiles Canzi Grandi, 90.
"A mão de Deus os manteve vivos. Um milagre! Só quero abraçá-los e todos aqueles que salvaram as suas vidas. Minha eterna gratidão. Aos que não tiveram a mesma sorte, minha eterna solidariedade."
Com informações do UOL.