abc+

EFEITOS DO EL NIÑO

CATÁSTROFE NO RS: Cenário é de devastação e mobilização pelo recomeço em Muçum, no Vale do Taquari; veja fotos

Localizada na parte alta do Vale do Taquari, Muçum é a cidade que registra o maior número de mortes provocadas pela cheia do rio

Jornal VS
Publicado em: 07/09/2023 às 17h:56 Última atualização: 07/09/2023 às 17h:57
Publicidade

Três dias depois do momento em que as águas do Rio Taquari surpreenderam os 5 mil habitantes do município de Muçum, no fim da tarde da última segunda-feira (4), o cenário é de devastação na cidade. Moradores tentam limpar e organizar o que podem, mesmo depois de a água ter alcançado o segundo andar de prédios da rua principal. Até o momento a cidade contabiliza 14 mortes.



Mas, além das cenas de destruição, está em curso em Muçum uma gigantesca corrente de mobilização pelo recomeço. Voluntários trabalham no recebimento dos donativos que, felizmente, não param de chegar. Um ginásio da cidade está cheio de roupas, alimentos, água e produtos de limpeza e higiene.

ALERTA DE NOVA ONDA DE TEMPESTADES NO RIO GRANDE DO SUL

O governador Eduardo Leite (PSDB) esteve em Muçum nesta tarde acompanhado do namorado, Thalis Bolzan, e do coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Luciano Boeira. Eles se reuniram com o prefeito Mateus Trojan e percorreram as ruas da cidade. O governador repetiu o que havia dito em Roca Sales na quarta-feira (6) e garantiu que não faltará trabalho para recuperar o município.

TEVE CICLONE NO RIO GRANDE DO SUL? A RESPOSTA É NÃO; ENTENDA

“Não faltarão recursos, nem financeiros e nem humanos, para a reconstrução dos municípios do Vale do Taquari. O governo está totalmente mobilizado nesse processo de recuperação das cidades e de auxílio a quem teve perdas humanas e materiais. Nós vamos colocar essa cidade em pé muito antes do que as pessoas imaginam”, afirmou Leite.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade