APOIO
CATÁSTROFE NO RS: Bombeiros voluntários de oito municípios da região estão no Vale do Taquari
De Rolante e Riozinho, foi deslocado um sistema completo de bombeamento de água. De Três Coroas, equipes de mergulhadores
Última atualização: 29/12/2023 17:25
Mais de 200 bombeiros voluntários de 21 municípios do Estado se deslocaram para o Vale do Taquari para apoiar o trabalho da Defesa Civil. Desde quarta-feira (6), atuam em Roca Sales e Muçum equipes dos vales do Caí, Paranhana e Serra, além do Vale do Rio Pardo. Da região, participam profissionais de Igrejinha, Nova Hartz, Rolante, Riozinho, Salvador do Sul, São Sebastião do Caí, Três Coroas e Vale Real.
Segundo o presidente da Associação do Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul) e comandante dos Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí, Anderson Jociel da Rosa, 26 viaturas foram enviadas à região e há outras chegando. “As nossas equipes já localizaram dois corpos e estamos trabalhando com a localização de mais três”, disse. Até a tarde desta quinta, a Defesa Civil do Estado confirmou 39 óbitos.
De Rolante e Riozinho, foi deslocado um sistema completo de bombeamento de água, para montar uma estação capaz de suprir o carregamento de água nos caminhões que farão a limpeza das cidades.
De Três Coroas, os bombeiros levaram botes e equipamentos de mergulho, de modo a fazer varredura no rio e afluentes. Foi assim que os profissionais encontraram o corpo de uma vítima nesta manhã (7).
A força-tarefa dos voluntários conta também com caminhões auto bomba tanque (ABTs) com água potável e capacidade de ajudar a desobstruir pontos tomados pela lama. Além de contarem com quatro ambulâncias e equipamentos de resgate.