INSTABILIDADE

CATÁSTROFE NO RS: Balanço mostra os efeitos do mau tempo na região

Com chuva dando trégua, situação nos municípios começa a voltar ao normal; saiba mais

Publicado em: 05/09/2023 16:43
Última atualização: 17/10/2023 20:49

O efeito da chuva ainda afeta moradores da região. Confira abaixo levantamento da situação em cidades da região nesta terça-feira (5):

Estância Velha

De sexta-feira (1º) até segunda (4), choveu 151mm. O trecho da Avenida 1° de Maio, que havia sido interrompido devido a cheia do Arroio Estância Velha, já foi liberado. A Defesa Civil recebeu oito chamados para informar sobre queda de árvores e deslizamento de terra.

Ivoti

O nível do Arroio Feitoria segue baixando e a Prefeitura prepara mutirão de limpeza do Núcleo de Casas Enxaimel. Famílias da Rua Ponte do Imperador, que ficaram ilhadas na segunda (4), já conseguem sair de casa. Nenhuma família ficou desabrigada.

Lindolfo Collor

A família que precisou deixar sua casa segunda-feira (4), sendo abrigada no ginásio municipal do bairro Feldmann, já retornou ao lar nesta terça (5). Outras três famílias decidiram tirar tudo dos imóveis e buscaram abrigo na casa de familiares. A prefeitura monitora a situação de 350 famílias que residem em áreas de risco.

Dois Irmãos

Município não registrou nenhuma ocorrência, mas a Defesa Civil mantém o monitoramento do nível do Arroio Feitoria, nos bairros São Miguel e Portal. Na manhã de terça (5), o nível da água baixou 80 cm.

Campo Bom


Situação do Rio dos Sinos, na Barrinha e no bairro Porto Blos, em Campo Bom Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

O nível do Rio dos Sinos deve seguir subindo pelos próximos três dias, mas, por enquanto, a Defesa Civil apenas monitora a situação. A atenção está voltada para os bairros Barrinha e Porto Blos. Não foi preciso remover nenhuma família de casa até a metade da tarde.

Sapiranga

Cerca de 60 pessoas (15 famílias) que pernoitaram, por precaução, no ginásio da Escola Dr. Décio Gomes Pereira já retornaram para casa nesta terça (5). Somente segunda (4), choveu 176 mm no município, sendo o bairro Porto Palmeira o mais atingido. O nível do Rio dos Sinos está subindo e algumas ruas seguem bloqueadas.

Nova Hartz

O município não registrou, até as 15 horas, casos de alagamento, nem de danos materiais devido à chuva.

Araricá

Defesa Civil e Bombeiros Voluntários seguem monitorando os pontos de alagamento na cidade, mas não houve nenhuma ocorrência ou bloqueio de via. Choveu 144 mm nas últimas 48 horas.

Taquara

Na manhã desta terça (5), 39 pessoas (12 famílias) foram levadas ao abrigo montado no ginásio da Escola Estadual Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep) em razão do aumento do volume do Rio dos Sinos. Uma das estações meteorológicas do município registrou 189,49 milímetros de chuva de domingo (3) até as 6 horas desta terça. Há alagamentos em estradas nas proximidades dos rios Padilha e Rio da Ilha, no interior do município, mas sem registro de interdição de ruas.

Três Coroas

O Rio Paranhana estava, até as 15h30 desta terça (5), um metro acima do nível normal, e os afluentes estão dentro da calha. Nas últimas 72 horas, choveu 173,9 mm. O município não teve desabrigados, nem desalojados. Também não registrou, até o momento, deslizamentos de terra.

Rolante

Na cidade, não houve registro de vítimas ou famílias desabrigadas devido a chuva. Nas últimas 48 horas, choveu cerca de 140 mm no município, mas os rios Areia e Rolante suportaram o volume, ficando no limite da calha. Na madrugada desta terça (5), quatro ruas foram parcialmente inundadas no bairro Grassmann. Os arroios menores, no interior, transbordaram em alguns pontos.

Parobé

O município chegou a ter 11 pessoas desabrigadas, mas todas já retornaram para casa nesta terça (5). A chuva também chegou a alagar algumas estradas da zona rural, contudo, nenhuma foi interditada. Nas últimas 72 horas, choveu 146 mm.

Santa Maria do Herval

O município não registrou danos desta vez. Na segunda (4), a prefeitura apenas recomendou que motoristas evitassem trafegar por estradas do interior nas localidades de Nova Renânia e Padre Eterno Baixo devido ao volume de água em alguns trechos. Nesta terça (5), a situação foi normalizada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas