Para reestabelecer o sinal de internet e a comunicação nos municípios do Vale do Taquari atingidos pelas enchentes, o governo federal enviou 13 antenas digitais. Os equipamentos já estão sendo transportados e chegam a região ainda nesta quinta-feira (7). Na última atualização da Defesa Civil do Estado, publicada ao meio-dia, quase quatro mil pessoas estavam desalojadas e o número de afetados passava dos 60 mil.
Representantes do governo federal se reuniram na quarta-feira (6) com prefeitos da região, em Lajeado. No encontro, foi relatada a urgência de restabelecer as comunicações nas cidades atingidas. Os gestores municipais também foram instruídos sobre os procedimentos necessários por parte das prefeituras para agilizar a liberação de recursos.
Secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, a distribuição será feita de acordo com a urgência. “As antenas serão distribuídas para as cidades da região que mais precisam restabelecer a comunicação.”
Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, foi um dos responsáveis por articular o envio das antenas junto ao Ministério das Comunicações. “Nós vamos agir com rapidez, tudo o que estiver ao alcance do governo federal”, garante.
LEIA TAMBÉM