EM PORTO ALEGRE
CARAVANA DO GOVERNO LULA NO RS: Quais foram os cinco principais pedidos dos prefeitos para o Estado e região
Durante dois dias, estrutura do governo federal estará montada na Fiergs, em Porto Alegre, para atender municípios
Última atualização: 19/10/2023 13:45
Com auditório lotado, começou na manhã desta quinta-feira (19) a Caravana Federativa do Rio Grande do Sul. O evento, que traz ao Estado representantes de diversos órgãos do governo federal para se encontrar com gestores municipais, acontece na sede da Fiergs, em Porto Alegre, até sexta-feira (20).
Presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, classifica o evento como uma oportunidade de destravar recursos do governo federal aos municípios. "É muito difícil o prefeito ir a Brasília visitar todos os departamentos que ele precisa levar as demandas, e aqui vamos ter isso muito próximo", salientou.
Durante os dois dias de evento, estandes dos mais diversos órgãos federais atenderão a prefeitos e representantes municipais para ouvir diretamente as demandas das cidades. No primeiro dia, mais de duas mil pessoas de todo Estado se fizeram presentes.
Orsi lista três temas como os mais importantes para os municípios. "A liberação dos recursos para os municípios do Vale do Taquari e também do litoral norte, que ainda não receberam o total de recursos, a questão do teto MAC da saúde [valor repassado pela União para custear ações e serviços de saúde na média e na alta complexidade nos estados e municípios], é fundamental que a gente amplie porque hoje os municípios estão gastando muito do seu orçamento. E a questão da liberação de obras e de escolas."
Tom de cobrança
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Associação de Municípios (ABM) e prefeito de São Leopoldo, Ari Vanazzi, aproveitou para cobrar uma reformulação do pacto federativo. "Relação federada é fazer uma pactuação onde o município faz sua parte, o estado a sua e a União a sua."
Colega de partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Vanazzi não deixou também de elogiar a atual gestão petista.
Já o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, voltou a cobrar uma ação do governo federal em relação ao transporte público. "O sistema colapsou com ônibus velhos", afirmou.
Obras
Único ministro presente na abertura do evento, o titular da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, voltou a afirmar que o governo pretende avançar nas obras em rodovias do Rio Grande do Sul. "Queremos entregar a Ponte do Sinos e o Viaduto da Scharlau", citou ele além de elencar as obras na BR-448.