abc+

TRÂNSITO

CAOS NA BR-116: Imagens exclusivas mostram o que levou ao bloqueio parcial da rodovia em São Leopoldo

Reportagem do Grupo Sinos chegou ao ponto onde muro de contenção da cabeceira da ponte desabou

Guilherme Schmidt
Publicado em: 04/08/2023 às 16h:39
Publicidade

A queda do muro de contenção que existe sob a cabeceira sul (em direção à capital) da ponte da várzea do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, levou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a restringir emergencialmente o tráfego de veículos no sentido interior-capital da BR-116 ainda na noite desta quinta-feira (3). A previsão de liberação total é somente no domingo (6).

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP!

A reportagem do Grupo Sinos conseguiu chegar ao local do desmoronamento, debaixo das pontes da BR-116 na várzea do Sinos. As fotos mostram que o muro de concreto desabou no leito e há já um deslizamento de terra.

Para evitar que o desmoronamento comprometesse a cabeceira da ponte e, por consequência, oferecesse risco na pista para quem utiliza a BR-116, o Dnit decidiu pelo reparo emergencial, o que levou ao afunilamento da pista.

COMO FOI A SEXTA-FEIRA DE BLOQUEIOS E O QUE ESPERAR DO FIM DE SEMANA

A galeria de fotos desta reportagem mostra as duas cabeceiras da ponte da várzea do Sinos. A cabeceira norte (interior) está com o muro de contenção intacto. Já a cabeceira sul (capital) teve o muro destruído. Segundo o Dnit, o dano foi provocado pelo excesso de chuvas registrado na região desde junho.

Veja:



O que acontece neste sábado

Para a manhã deste sábado (5)  estava previsto o bloqueio das duas pistas no sentido capital-interior. No entanto, às 8h50, o Dnit divulgou que concluiu o trabalho de recuperação do aterro e do encosto da cabeceira sul, por isso, não haverá a necessidade de mais bloqueios no local.

O que ocorre até o meio-dia é um bloqueio parcial de uma das pistas no sentido interior-capital, para o serviço de pavimentação no quilômetro 247. Desta forma, após o término deste serviço, a ponte será liberada e o fluxo do trânsito retorna ao normal.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Jornal NH no WhatsApp e receber em primeira mão as informações do trânsito na região.

*A reportagem foi atualizada às 11h35 deste sábado (5) conforme informações repassadas pelo Dnit e pela PRF.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade