Em abril de 2022 mais de 9 mil canoenses aguardavam na fila por uma consulta em três especialidades médicas: cardiologia, neurologia e dermatologia. Havia também uma demanda represada de exames de eletrocardio. Conforme a Secretaria da Saúde (SMS), com a entrada da telemedicina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), houve uma redução significativa desde então.
Inicialmente, em fevereiro de 2022 eram apenas três especialidades. Neste ano outros dois serviços foram adicionados, começando nos meses de junho e julho respectivamente: neuropediatria e pediatria. “É um método que veio para ficar”, adianta o titular da SMS, Felipe Martini.
Atualmente, conforme dados da Secretaria, são 1.334 pessoas aguardando consulta na cidade, somando cinco especializações: cardiologia, neurologia, dermatologia, pediatria e neuropediatria. Isso significa uma redução de 86,3% em pouco mais de um ano. Os exames de eletrocardio, por exemplo, contava com 3.094 pessoas na fila, que hoje está zerada de acordo com a SMS.
Em relação às outras cinco especialidades, as filas até podem ter zerado em algum momento, no entanto, por conta de uma nova demanda acaba se formando novamente. “Temos realizado mais de mil atendimentos ao mês, apenas na telemedicina. Diariamente novos pacientes são incluídos e solicitam acesso ao serviço. Os atendimentos são cíclicos”, , diz Martini.
Números
Tratando-se de número exatos, a SMS detalhou que em abril de 2022 eram 3.515 pessoas aguardando uma consulta dermatológica. Na manhã de terça-feira (25), 463 consultas esperavam na fila. A neurologia saiu dos 1.262 para apenas 87. Já a cardiologia é a especialidade que apresenta uma maior demanda. São 784 ainda esperando o atendimento, ainda assim a redução é de 58,6%. “Já ultrapassamos as 13 mil consultas online.”
Pagamentos
Os médicos que atuam na modalidade online são brasileiros e estão espalhados pelo país inteiro. “Realizamos uma licitação e a empresa vencedora fica responsável por esses profissionais.” O pagamento, segundo Martini, é feito pela Prefeitura. “Pagamos por consulta. É como se fosse particular. Foi, consultou, pagou.”
Para o secretário, os atendimentos são um avanço para a área da saúde do município. “Não podemos enfrentar os problemas antigos com as mesmas ferramentas. Precisamos evoluir e nos atualizar.”
Cinco UBSs contam com o serviço hoje
Atualmente o serviço de telemedicina está disponível em cinco Unidades de Saúde: CAIC, Cerne, Nova Niterói, Fátima, Santa Isabel e União. Sendo assim, todos os quadrantes do município estão contemplados.
Martini afirma que o objetivo é ampliar as especialidades e também o número de UBSs com capacidade para as consultas online. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira nas cinco unidades e aos sábados na Santa Isabel, localizada no centro da cidade.
Segundo a SMS, o fluxo é igual aos demais atendimentos. Ao consultar em alguma UBS, o paciente pode ser encaminhado à especialidade. Conforme a disponibilidade da agenda o serviço pode ser presencial ou no formato da telemedicina.
LEIA TAMBÉM