abc+

LAZER, NATUREZA E CULTURA

CANELA: Propostas para o futuro do Parque do Palácio são apresentadas ao governador Eduardo Leite

Representantes da cidade mostraram estudo ambiental e pediram mais atenção do governo do Estado para a área

Mônica Pereira
Publicado em: 30/08/2023 às 11h:04
Publicidade

O Parque do Palácio voltou a ser pauta de encontro com o governador do Estado, Eduardo Leite. Representantes de Canela se reuniram com o chefe do Executivo estadual para apresentar propostas para o futuro do espaço. A Prefeitura pretendia permutar a área do Centro de Feiras pela construção de um centro de eventos no local, para atender a uma exigência do Estado, contudo, o projeto não foi aprovado pela Câmara de Vereadores.



O fato foi considerado uma vitória por lideranças canelenses contrárias ao projeto. Inclusive, em agosto, o prefeito Constantino Orsolin pediu à Casa Civil a retirada do gravame que impõe a construção para que Canela não perca a área.

Dando continuidade ao assunto de modo estadual, na sexta-feira (25), na Expointer, um estudo ambiental foi mostrado a Leite, englobando também a residência oficial do governo na Serra, que fica dentro do Parque do Palácio. O documento foi elaborado pelos arquitetos Juliana Cruz e Márcio Ribas, da MR Arquitetura da Paisagem.

Conforme a comitiva, o propósito da reunião foi apresentar ao governador, e aos representantes do secretariado, um estudo preliminar, ambiental e urbanístico, para desenvolver um projeto alternativo de parque com lazer, natureza e cultura, junto ao poder público estadual.

O grupo, que representa os Amigos do Parque do Palácio, ao apresentar as ideias, deixou exposto ao governador que a área cedida pelo Estado ao Município merece mais atenção por parte do governo estadual, apontando para o potencial estratégico para o desenvolvimento do ecoturismo e bem-estar sociocultural da população canelense. A comitiva pretende apresentar também o estudo para o Executivo municipal.

Estudantes da UCS e Unisinos farão projetos para o Parque do Palácio



Estudantes da UCS e Unisinos farão projetos para o Parque do Palácio

Foto: Divulgação

Para estruturar o estudo, foram convidadas a participar do movimento as universidades UCS e Unisinos, onde os estudantes elaborarão propostas de qualificação para o terreno do Parque do Palácio. Na última semana, cerca de 80 universitários vistaram o parque.

Os representantes de Canela que estavam na reunião: o presidente do Instituto Cultural Laje de Pedra (ICLP), o arquiteto e empresário Marcio Carvalho, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Jefferson Oliveira, a representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil/Região das Hortênsias, Dominique Vighi, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Canela (Acic), Maurício Boniatti, o professor da UCS, o arquiteto André Mellati, os membros de diretoria do ICLP, o empresário André Malcon e o gestor cultural André Venzon.

Além do governador, eles foram recebidos pelo ex-governador Ranolfo Vieira Júnior, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o secretário adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, e a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade