A melhor infraestrutura de atendimento médico e a maior oferta de especialidades em saúde de Campo Bom a partir de agora serão do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque o município inaugurou neste sábado (21) o Centro Vida Drª. Nelcy Orsi, um complexo de quase mil metros quadrados com objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida para a população.
O espaço fica na área central, ao lado da pista de bicicross do Parcão, e soma um investimento de R$ 4 milhões, oriundos dos cofres municipais. São 17 consultórios totalmente equipados, com climatização, para o atendimento de 19 especialidades médicas.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Luciano Orsi, o presidente da Câmara de Vereadores, Jerri Moraes, o reitor da Universidade Feevale, Cléber Prodanov, e o deputado federal Pompeo de Mattos, além de secretários municipais, vereadores e representantes da área da saúde. A comunidade também marcou presença, tomando a via em frente ao novo espaço à espera do momento de entrar e conhecer o local.
Dentre as especialidades, estão cardiologia, neurologia, cirurgia geral, nutrição e psiquiatria. Estão inclusos ainda exames de eletrocardiograma e eletroencefalograma, além de atendimentos especializados ao idoso. Haverá yoga, meditação, pilates e grupos de dança de ginástica e de caminhada, com trabalho conjunto dos profissionais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Uma das novidades é a clínica da dor, serviço dedicado exclusivamente para minimizar o sofrimento de quem enfrenta problemas físicos ou mentais. Por conta deste formato, o Centro Vida é apresentado como uma clínica pública com formato inédito e único na região.
Segundo a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira, a parceria com o curso de Medicina da Universidade Feevale foi fundamental para tirar o sonho do papel. “Isso tem puxado a qualificação da rede, oxigena e atualiza os nossos profissionais”, disse. “O que vamos ofertar aqui não tem na rede privada de Campo Bom, mas terá pelo SUS. Um lugar moderno e seguro”, completou.
De acordo com ela, o projeto foi concebido de modo a permitir “inúmeras possibilidades”, ou seja, a prefeitura poderá acrescentar serviços no futuro sem mexer na estrutura já existente.
A obra teve início em 2020, mas foi interrompida em razão da pandemia de Covid-19, sendo retomada em 2022, com a licitação de uma nova empresa.
Como será o atendimento
Para receber o atendimento no Centro Vida a porta de entrada são os postos. As consultas de especialidades médicas devem ser encaminhadas a partir das unidades de saúde dos bairros, conforme indicação do clínico geral.
Quem foi Nelcy Orsi?
Falecida em 10 de junho de 2021, aos 84 anos, Nelcy Schoeder fez história em Campo Bom. Ela foi a primeira advogada mulher da cidade, com atuação na área a partir dos 35 anos, quando concluiu a faculdade.
Mãe do prefeito Luciano Orsi, o chefe do Executivo não conseguiu conter a emoção ao falar da trajetória dela. Inclusive, confessou que ficou em dúvida se o nome do novo espaço deveria receber ou não o nome de Nelcy, o que foi acatado por unanimidade na Câmara de Vereadores. “Mas eu acredito que ela merece e merece muito, pois é uma referência para Campo Bom”, declarou. Ela foi casada com o professor Marco Antônio Baptista Orsi, que também participou do evento, e teve mais três filhos, além de Luciano: Marco Júnior, Maria Angélica e Ana Patrícia.
Foi a primeira candidata mulher à prefeitura, em 1988, e também concorreu como vice em 1996. Em 2018, foi laureada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo trabalho exercido junto à comunidade. “Quando ela não tinha certeza de uma coisa, ela gritava mais alto e ganhava no grito, que também é um jeito de vencer”, declarou o prefeito, arrancando risos dos presentes.
Veja fotos
- Categorias
- Tags