Cachorros resgatados durante a enchente do Lago Guaíba, em Porto Alegre, foram devolvidos aos seus donos nessa quarta-feira (18). No fim de setembro, com influência de um ciclone extratropical, o nível da água do lago na Capital atingiu sua terceira maior cota desde 1941.
O registro desta vez foi de 3,18 metros no Cais Mauá, causando transbordamento no centro da cidade, o que levou ao fechamento das comportas. O transtorno também foi sentido pelos moradores das Regiões da Ilhas, que tiveram as suas casas atingidas pela enchente.
Na ocasião, além dos moradores, a Defesa Civil, e também o Gabinete da Causa Animal da prefeitura da Capital, resgataram cachorros de residências que foram inundadas. Eles foram levados para a Unidade de Saúde Animal Victoria (USAV), na Lomba do Pinheiro, onde permaneceram por cerca de 30 dias. Durante esse período, os animais foram castrados, microchipados e receberam coleira antiparasitária.
A devolução de 27 cachorros aos seus donos aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada. “Égratificante ver a felicidade dos animais e dos seus donos nesse reencontro”, disse Jairo Ávila, secretário-adjunto da Causa Animal.
A dona Patrícia Vasconcellos Braga de Freitas, moradora da ilha onde aconteceu as entregas dos animais, foi buscar seus dois vira-latas: Pic e Biquinho, e a cadelinha do seu irmão, a Lessie. Para ela o resgate dos animais foi essencial pois disse que não sabia o que faria com eles naquela situação.
“Sou muito grata pelo acolhimento, carinho e compreensão das equipes da prefeitura com os tutores”, afirmou.
LEIA TAMBÉM