abc+

MEDIDAS DE SEGURANÇA

BR-116: Veja uma das alternativas estudadas pelo Dnit para reduzir acidentes no "trecho da morte"

Sugestão foi apresentada na manhã desta segunda-feira pelo Dnit e pode ser levada como sugestão à PRF

Eduardo Amaral
Publicado em: 14/08/2023 às 20h:06 Última atualização: 17/10/2023 às 18h:44
Publicidade

Sem a realização de obras no horizonte, uma das medidas apontadas para a redução nos acidentes no “trecho da morte” é a diminuição do limite de velocidade entre os quilômetros 227 e 235 da BR-116, que ligam Novo Hamburgo a Dois Irmãos.

"Trecho da morte" da BR-116, entre Novo Hamburgo e Estância | Jornal NH



“Trecho da morte” da BR-116, entre Novo Hamburgo e Estância

Foto: Igor Müller/GES-Especial

A proposta foi levantada na manhã desta segunda-feira (14) em reunião realizada entre representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) e prefeitos da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag). Coordenador de engenharia terrestre do Dnit, Pedro Coutinho dos Santos pontuou que essa é uma ação que passa pela análise do órgão. “Vamos reavaliar a questão da velocidade e, se possível, fazer mais uma restrição.”

O principal ponto onde se estuda diminuir o limite de velocidade é especialmente entre os bairros Roselândia, em Novo Hamburgo, e Rincão Gaúcho, em Estância Velha. Presidente da Comissão Especial de Acompanhamento dos Estudos, Projetos e Obras na BR-116, criada na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Enio Brizola (PT) se mostra simpático à ideia.

Brizola e outros vereadores da cidade estiveram reunidos na tarde desta segunda com representantes do Dnit para discutir o assunto. De acordo com o vereador, este tema deve ser levado a uma nova reunião que a Comissão pretende fazer com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Apontamos para uma necessidade urgente de redução de velocidade nesse trecho, a PRF autuou mais de 600 motoristas por excesso de velocidade nesse trecho.”

A preocupação com a imprudência também foi tema das duas reuniões, com falas pedindo prioridade nas fiscalizações no trecho. A instalação de controladores de velocidade, porém, dependerá de parcerias com os municípios, que seriam os responsáveis pelos equipamentos, bem como por instalar iluminação nas margens da rodovia.

Secretária de Desenvolvimento e Habitação de Novo Hamburgo, Roberta Gomes, que participou do encontro da manhã representando a prefeita Fatima Daudt, diz que ainda não é possível afirmar qual medida o município irá tomar. 

“Vamos precisar analisar internamente e ver quais as possibilidades de o município atender essa solicitação”, afirmou sobre a colocação de controles de velocidade.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade