O congestionamento no sentido capital-interior da BR-116, que já é normalmente registrado a partir das 16 horas todos os dias, começou bem antes nesta segunda-feira (28). Além do fluxo já tradicional de veículos, muito do transtorno ocorre também em função do estreitamento de pista, realizado para a obra de implantação das terceiras faixas da rodovia – equipes trabalham desde o início da manhã no canteiro central da via.
Antes das 15 horas, o fluxo já era intenso e com vários pontos de lentidão no trecho leopoldense, especialmente perto da ponte sobre o Rio dos Sinos. Perto das 16h30, o engarrafamento chegava a cerca de 9 quilômetros, se estendendo do viaduto da Scharlau, junto ao entroncamento com a RS-240, até a frente do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul.
No sentido oposto, o movimento também é intenso, mas segue fluindo melhor, com lentidão constatada mais perto de onde ocorrem as obras.
A previsão das equipes no local é que os trabalhos sigam até próximo das 19 horas.
Congestionamento também “dentro” de São Leopoldo
Para escapar do fluxo intenso na BR-116, muitos motoristas optaram por desviar “por dentro” de São Leopoldo, o que acabou levando lentidão também para as vias municipais. A Guarda Civil Municipal (GCM) acompanha e orienta o trânsito desde o início da manhã. “Tivemos vários pontos congestionados. Os condutores, para fugir do engarrafamento da BR, vêm pra dentro da cidade e engarrafam aqui”, confirmou o diretor da GCM, José Carlos Pedrozo.
Segundo ele, as ruas mais afetadas são: o acesso da BR-116 para a Avenida Dom João Becker, o trecho da Rua Saldanha da Gama próximo a Avenida Dom João Becker e a Avenida Mauá, na Zona Norte da cidade (sentido Centro-bairro). “Mas toda a parte da cidade que costeia a BR esta prejudicada”, ponderou o diretor.
Escavação do solo
Os serviços no canteiro central iniciaram com a retirada do guard rails pela manhã. À tarde, enquanto uma equipe segue no recolhimento dos equipamentos, outra começou a escavação, tirando solo inservível do ponto onde serão criadas as terceiras faixas.
Conforme equipe que estava no local, nesta terça-feira (29), o serviço seguirá ocorrendo, com a retirada de mais uma camada de solo do canteiro central e posterior colocação de base com pedras.
Manhã de lentidão
Pela manhã, a lentidão no trânsito chegou a quase 5 quilômetros de extensão entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, em direção a capital. O ponto crítico começava próximo ao viaduto da Avenida Sete de Setembro e normalizava antes da ponte sobre o Rio dos Sinos.
No sentido contrário, entre Sapucaia do Sul e São Leopoldo, a tranqueira passava dos 7 quilômetros.
LEIA TAMBÉM