Nesta quarta-feira (16), equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalham na colocação de novas vigas do viaduto da RS-240, no bairro Scharlau, em São Leopoldo.
O serviço, que começou no início da manhã seguirá até as 17 horas, provocando bloqueios temporários no trânsito no trecho.
Ao todo, serão lançadas seis vigas de 12 metros de comprimento, cada uma pesando nove toneladas. Até as 10 horas, pelo menos três já haviam sido colocadas, conforme a equipe que trabalha no local.
Para garantir a segurança e eficiência do processo, dois guindastes de 75 toneladas estão em operação na rua lateral da BR-116, no sentido Portão – Porto Alegre e Novo Hamburgo – Portão.
Durante o içamento de cada uma das vigas, são realizadas interrupções no tráfego de no máximo 10 minutos.
Após a colocação das vigas, as próximas etapas da obra, conforme o Dnit, serão a concretagem das transversinas, o lançamento das lajes pré-moldadas e a concretagem da laje superior. Também está em andamento o processo de pavimentação, com execução de sub-base e base de brita graduada nas ruas laterais da Scharlau.
As obras integram o lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária da BR-116. Após a conclusão do complexo Scharlau, o local terá cruzamento livre, sem semáforos, contando com a implantação de nova passarela para travessia de pedestres.
Hoje este trecho é um dos grandes gargalos da BR-116, e após a conclusão trará mais conforto e fluidez no trânsito.