Foi dada a largada para a safra do morango de 2023 e para a 20ª edição da Festa Nacional do Moranguinho de Bom Princípio, que ocorrerá de 6 a 24 de setembro. Através de uma colheita simbólica realizada nesta segunda-feira (14), a abertura oficial ocorreu na propriedade da família Brustolin, no bairro Bela Vista. O evento marca o início da temporada de cultivo e os preparativos para as duas décadas da festa que é tradição na cidade.
Em 2023, o município cultivou 161.450 novas plantas, 20% a mais do que em 2022. Bom Princípio se caracteriza, principalmente, pela produção de morango ser feita em ambiente familiar, com 143 agricultores ligados à cadeia produtiva do morango. É o caso Ivo Brustolin, que ao lado da família mantém a geração de renda através da plantação de morango e outras frutas.
A expectativa do agricultor é bastante positiva para a colheita deste ano. “A produção de morango está prometendo uma safra boa. Todos os produtores se empenham para a produção da fruta”, afirma. De acordo com Brustolin, alguns imprevistos atrapalharam o andamento da safra, mas o pior já passou. “As enchentes complicaram um pouco. Mas já conseguimos notar que estão crescendo fortes e sadias. O começo do ciclo, que é o pior, já superamos”, avalia.
O produtor prevê que seja colhido um quilo de morango por pé, número considerado alto. Morador da localidade há cerca de 32 anos, a família produz morango há 29 anos. Para ele, o maior problema da agricultura está relacionado à sucessão rural, já que muitas famílias acabam não dando continuidade ao negócio. “Eu me sinto realizado e orgulhoso, pois os meus dois filhos vão suceder as lavouras”, revela.
Alexandre Matusiak, extensionista da Empesa de Assistência e Extensão Rural (Emater) de Bom Princípio, enfatiza que a principal fonte de renda das famílias vem do cultivo de morango, além de ser tradição para os moradores. “Eles acabam se dedicando ainda mais. A cultura do morango é muito rentável”, diz. De acordo com o profissional, a Festa do Moranguinho estimula a venda da fruta.
Uma festa, várias histórias
Como já são 20 anos de tradição, o evento carrega histórias afetivas para quem participa e faz parte da organização. E esse é o tema da edição deste ano: “Uma festa, várias histórias”. Para o presidente da Festa Nacional do Moranguinho, André Kercher, é um desafio resgatar todas as edições, desde 1986. “Todos se doam para que a festa seja um sucesso. Teremos shows culturais e nacionais, e o objetivo é fazer uma mescla de todos os gostos”,
Sobre a safra de moranguinho, Kercher avalia que até setembro o cultivo estará ainda melhor. “Podemos não ter a melhor produção, mas com certeza é a mais gostosa. O tempo está colaborando, as mudas estão lindas, e os produtores muito engajados”, destaca.
Censo do Morango
Durante o evento de abertura da Safra, foi divulgado o Censo do Morango de 2023, que visa trazer os dados relativos à cadeia produtiva do morango de forma precisa e atualizada. Conforme o documento, a muda mais cultivada entre os produtores de Bom Princípio é a cultivar San Andreas, que corresponde a quase 54% das plantas de morango do município. Além disso, 75% são cultivadas em substrato e 25% plantadas no chão. A expectativa de colheita é de aproximadamente 1 milhão e 56 mil quilos de morango em 2023.
Expectativa para a festa
O prefeito de Bom Princípio, Fábio Persch, adianta que a festa já tem uma boa venda de ingressos para os shows e que pretende contemplar todos os públicos. “Em setembro teremos uma das maiores festas já realizadas na cidade. Estão todos convidados a participar”, convida.
Mais informações e programação completa da 20ª Festa Nacional do Moranguinho podem ser obtidas pelo site. CLIQUE AQUI E CONFIRA.
LEIA TAMBÉM