abc+

POLÍTICA

"Bolsonaro não pode ser acusado de corrupto", diz Nedy, que pode trocar o Avante pelo PL

Vice-prefeito de Canoas explica que foi convidado pelo deputado federal Giovani Cherini e que pode concorrer em 2024

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 22/09/2023 às 16h:57 Última atualização: 18/10/2023 às 19h:46
Publicidade

“Nedy é o Nedy, que na vida pública nunca cometeu nenhum ato ilícito”, afirmou o vice-prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, que pode trocar o Avante pelo PL, sigla à qual está filiado o ex-presidente Jair Bolsonaro. “O PL é um partido que trabalha sob a orientação e prisma da legalidade. Esses princípios são fundamentais na política”, reitera o político. “Estou analisando. A possibilidade de mudança é muito real.”

Nedy de Vargas pode trocar de partido



Nedy de Vargas pode trocar de partido

Foto: Juliano Piasentin/ Especial

Segundo Nedy, o convite partiu do deputado federal e presidente estadual do PL, Giovani Cherini. “Ainda não decidi, mas logo devo anunciar. O PL não aplaude a corrupção.” Esse, conforme o vice-prefeito, é o principal motivo da possível troca de sigla. “As denúncias do Ministério Público (MP-RS) contra o atual prefeito de Canoas, são incompatíveis com a minha conduta. Me sinto como um peixe fora d’água neste governo.”

Nedy e o prefeito Jairo Jorge (PSD) estão rompidos politicamente desde setembro de 2022. No período, o vice permaneceu à frente da Prefeitura durante o afastamento do titular, ocasionado por um pedido do MP-RS em decorrência da Operação Copa Livre.

“Bolsonaro não pode ser acusado de corrupto”

Questionado sobre o acompanhamento da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Porto Alegre em 2022, à época candidato à Presidência, Nedy negou ter apoiado o petista. “Recebi o convite do Paulo Pimenta e minha ida foi apenas institucional, como então prefeito em exercício de Canoas.” A questão partidária também foi citada pelo vice canoense. “O Avante fazia parte da coligação, o presidente nacional também me fez o convite e não poderia recusar.”

Nedy diz que acompanhou o governo de Jair Bolsonaro, possível futuro colega de partido. “O Bolsonaro não pode ser acusado de corrupto”, afirma.

“Posso concorrer”, afirma Nedy

Perguntado sobre a possibilidade de ser candidato ao cargo de prefeito em 2024, não negou. “Se eu me filiar, até posso concorrer, se o PL assim deliberar. Vou como um soldado do partido.”

Nedy explicou que o espantou ver o deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil) e o prefeito Jairo Jorge lado a lado nos últimos meses. “Não tenho absolutamente nada contra o deputado Busato, mas fiquei surpreso, já que ele sempre foi um crítico do Jairo Jorge.” E completou: “Se entender que devo concorrer, vou concorrer”.

Mudanças de partido

Eleito na chapa majoritária pelo Solidariedade em 2020, Nedy já mudou de sigla outras vezes. Primeiro foi militante do então PMDB, atual MDB. Saiu do partido justamente para concorrer pelo Solidariedade e, na sequência, optou pelo Avante. “Não conversei com os vereadores do Avante, que são muito competentes”, explicou, referindo-se aos parlamentares Márcio Freitas e Gilson Oliveira.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade