Uma bolha de calor está sobre o Brasil e traz impactos que vão além das altas temperaturas. Com o fenômeno no Centro da América do Sul, aliado a baixas pressões, a instabilidade fica retida no Rio Grande do Sul, onde recebe energia do ar tropical e forma temporais isolados.
A chuva deve estar presente todos os dias desta semana no RS – o que não significa que choverá o tempo todo ou em todas as localidades. Conforme a MetSul Meteorologia, haverá sucessiva formação de áreas de instabilidade com intervalos de melhoria que devem contar com a presença do sol e do abafamento.
Cidades do oeste, centro e sul devem ficar atentos para os acumulados, visto que alguns locais devem atingir a média histórica do mês. De acordo com os meteorologistas, são esperadas marcas perto de 100 mm a 200 mm em pontos isolados. Há risco de alagamentos e agravamento de cheias de rios.
A meteorologista Estael Sias informa que a tendência é de que a região Sul do Brasil concentre os maiores acumulados do País nos próximos dez dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está em alerta laranja para tempestade em parte do RS, em Santa Catarina e no Paraná até o fim desta terça-feira (19).
Em vídeo, a meteorologista explica como fica o tempo nesta semana.
No fim da noite de segunda (18), cidades gaúchas registraram temporal com vento e queda de granizo. Foi o caso da capital gaúcha e de municípios como Passo Fundo e Cristal. Veja o vídeo:
TEMPO | Granizo no município de Cristal, no Sul gaúcho, no começo desta noite. ???? @acusticafm pic.twitter.com/aXAXzLkpWr
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 18, 2023
Temperaturas
Esta terça é de temperaturas mais amenas do que as registradas na segunda, após um fim de semana de calorão no Estado. Em Novo Hamburgo, a máxima não deve passar dos 24°C.
Em Gramado, as temperaturas ficam entre os 17°C e 20°C. No litoral norte, em Tramandaí, os termômetros devem permanecer entre os 18°C e 21°C, segundo o Inmet.
Não são descartadas pancadas de chuva e trovoadas isoladas no decorrer o dia.
LEIA TAMBÉM