CALORÃO
BOLHA DE CALOR: Ar quente vai se expandir até o RS e cidades gaúchas podem terminar inverno com 40°C; entenda
Fenômeno deve influenciar o tempo no Brasil pelo menos até a metade da semana que vem
Última atualização: 20/09/2023 16:28
Depois das chuvas excessivas, vem o calor extremo. Os últimos dias de inverno vão terminar com temperaturas mais altas do que as registradas no verão em diversas regiões do Brasil – o que inclui o Rio Grande do Sul.
No sábado (23), especificamente às 3h50 da madrugada, termina o inverno astronômico e começa a primavera. Até lá, estados brasileiros devem ter registros entre 40°C e 43°C.
Conforme a MetSul Meteorologia, a quinta (21) e a sexta (22) serão muito quentes em grande parte do centro-oeste do País, quando uma bolha de calor vai se reforçar entre o Paraguai e a região até o fim da semana. Sul, norte e nordeste também sentirão os impactos das máximas muito elevadas.
O calor, no entanto, não se limitará aos dois dias. Os meteorologistas indicam que se intensifique ainda mais entre o fim desta semana e o começo da outra no centro-oeste e sudeste do Brasil. Em algumas regiões, como em Minas Gerais, o pico deve acontecer na primeira metade da semana que vem.
E no RS?
Os mais recentes dados mostram que esse ar muito quente vai conseguir se expandir até o Rio Grande do Sul. A MetSul informa que vai esquentar muito na metade norte gaúcha, em particular no noroeste e no norte do Estado, até domingo (24). Pontos devem registrar entre 37°C e 39°C.
O calor atingirá com força ainda o Paraná e cidades do leste e do oeste de Santa Catarina neste fim de semana.