abc+

PREVISÃO DO TEMPO

BOLHA DE CALOR: A marca incomum que o Vale do Sinos registrou nesta segunda-feira

Campo Bom teve nesta segunda-feira uma das manhãs mais quentes desde 1984, quando o Inmet começou a medir a temperatura na cidade

Jornal VS
Publicado em: 18/09/2023 às 21h:10 Última atualização: 18/09/2023 às 21h:10
Publicidade

O Vale do Sinos alcançou nesta segunda-feira (18) uma marca incomum. Foi uma das manhãs mais quentes desde 1984, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) instalou sua estação meteorológica em Campo Bom. Uma bolha de calor começa a se formar no País. Clique aqui para saber mais sobre o assunto.

Calor de 34 graus no meio da manhã desta segunda em Campo Bom | Jornal NH



Calor de 34 graus no meio da manhã desta segunda em Campo Bom

Foto: Nilson Wolff

Às 9 horas desta segunda-feira a estação do Inmet marcou 34,3 graus em Campo Bom, um pouco acima dos 34 graus registrados em 25 de dezembro de 2012, quando o Rio Grande do Sul experimentou dias absurdamente quentes.

Observador do clima há décadas, o geógrafo Nilson Wolff diz que a marca das 9 horas desta segunda é uma das três maiores desde a criação da estação do Inmet na cidade. A MetSul Meteorologia diz que a marca de 34,3 graus é maior que o registrado nas ondas de calor de 2010 e 2014.

“Embora as estações meteorológicas automáticas tenham dados em tempo real, na meteorologia as leituras das 9, das 15 e das 21 horas são consideradas as de referência no mundo inteiro para os turnos da manhã, tarde e noite”, explica a MetSul em seu site.

Naquele Natal de 2012, quando fez 34 graus às 9 da manhã em Campo Bom, a máxima chegou a 40,7 graus à tarde na cidade. Nesta segunda, no entanto, a chegada de uma frente fria acabou empurrando muita nuvem para a região, bloqueando o aumento do calor.

Às 10 horas a estação do Inmet em Campo Bom marcou 35 graus e, na sequência, a temperatura começou a baixar. Às 21 horas desta segunda-feira, sob chuva, o Inmet anotou 20 graus na cidade.

O calorão desta manhã foi provocado por uma corrente de jato em baixos níveis, ou seja, um corredor de vento seco e quente a cerca de 1.500 metros de altitude que desce a encosta da serra e superaquece por compressão, elevando as temperaturas nos vales e baixadas.

As maiores temperaturas observadas nesta segunda no Rio Grande do Sul foram de 36ºC em Maquiné; 35ºC em Campo Bom, Osório, Taquara, Venâncio Aires, Três Coroas e Vera Cruz; 34ºC em Porto Xavier, Rolante, Imbé, Xangri-lá e Teutônia; e 33ºC em Estrela, Arroio do Meio, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. À tarde o calor diminuiu em todas as regiões.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade