Lambidas, animação e muita fofura não faltaram em Estância Velha na manhã deste sábado (2). A sétima edição da Cãominhada reuniu cerca de 50 cães de variadas raças e tamanhos para uma ação de lazer e esporte destinada aos pets e seus tutores. O evento integra a programação do aniversário de 64 anos do município.
Foi uma verdadeira celebração da diversidade canina. Os participantes, desde o pequeno Pinscher até o majestoso São Bernardo, demonstraram disposição para caminhar o percurso de aproximadamente 650 metros, entre a Rua Presidente Vargas, na altura da Praça do Hollywood, até a Praça 1º de Maio. O trajeto tinha duração estimada de 30 minutos.
Na praça, a Feira de Adoção de Animais, que ocorre todos os sábados, das 9 às 12 horas, recepcionava os participantes.
Adoção responsável
Segundo o secretário de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE), José Dresch, responsável pela coordenação do evento, em parceria com a Associação Bichinho Carente, a caminhada é também um momento de reflexão sobre maus-tratos e abandono.
“A Cãominhada veio para integrar o trabalho já desenvolvido através da Feira de Adoção, que encaminhou 360 animais de estimação para adoção só no ano de 2022”, comenta Dresch. “Quanto mais estimularmos as castrações e a vacinação, teremos menos cachorros nas ruas e redução de doenças”, completa Iara Dias de Oliveira, voluntária da Associação.
“AUmigos”
Bento, um Shih-tzu de 2 anos, foi passear com a família na Cãominhada pela segunda vez. A telefonista Ângela Beatriz Monteiro, 56, e Alexsandrer Stumpf Monteiro, 55, aproveitaram o evento para sair com o cão para brincar e fazer “aumizades”.
A família, que já havia participado da edição de 2022, garantiu presença nos próximos eventos. “Essa interação é muito bacana. Ele gasta energia e fica muito feliz, Para a gente, é como se fosse uma terapia, acabamos desestressando junto e, às vezes, até mais do que o Bento”, conta Ângela.
Oficialmente chamada de sem raça definida (SRD), a cachorra vira-lata Sasha, de 13 anos, apesar da idade avançada para um cão, não ficou pra trás no quesito animação. “Ela adora esse evento, parece que encontra com os amigos”, brinca a florista Paula Fátima de Azevedo, 36. E parecia mesmo. Sasha não parou. Cheirava aqui, ali, toda serelepe. Mas na hora da foto, fez até pose.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags